Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43158
Tipo: | Resumo |
Título: | A experiência docente em aprendizagem cooperativa na Escola de Tempo Integral Ayrton Senna da Silva |
Autor(es): | Sousa, José Tiago Simião de Sousa, José Lidomar Nepomuceno de Lima, Josias Keully Freitas de Braúna, Thaís da Silva Andrade Neto, Manoel |
Palavras-chave: | Docência;Autonomia;Cooperação |
Data do documento: | 2016 |
Citação: | SOUSA, José Tiago Simião de; et al. A experiência docente em aprendizagem cooperativa na Escola de Tempo Integral Ayrton Senna da Silva. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
Resumo: | O presente resumo pretende-se como relato de experiência do trabalho de iniciação à docência, de quatro estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC) e bolsistas do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), a partir da facilitação da disciplina eletiva Aprendizagem Cooperativa, na Escola Estadual de Educação Integral Ayrton Senna da Silva, localizada no bairro Dom Lustosa, Fortaleza - CE. Objetiva-se através do projeto fornecer ferramentas para estimular a cooperação entre os estudantes no intuito de que estes articulem células cooperativas dentro de sua própria escola, fomentando o protagonismo estudantil, o desenvolvimento de habilidades sociais, a autonomia intelectual e a solidariedade. A metodologia para realização da disciplina é composta por práticas pedagógicas denominadas oficinas, que são ministradas semanalmente. A dinâmica utilizada se dá de forma que aos estudantes sejam delegadas responsabilidades individuais necessárias para o alcance de metas coletivas. Cada oficina se constitui de um breve momento de exposição, seguido por uma vivência em célula que fomenta a discussão em grupo acerca das ferramentas que possibilitam a aquisição de competências cooperativas. Com esse projeto espera-se que os estudantes deem continuidade ao trabalho na escola, utilizando a Aprendizagem Cooperativa por meio da formação de grupos de estudos autônomos, tornando-se multiplicadores dessa forma de estudar, que irá auxiliar no processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas. Conclui-se, portanto, que a presente experiência tem oportunizado a possibilidade de uma prática pedagógica a ser somada na formação de docentes, que passam a ver no aluno o potencial de ser protagonista de sua própria aprendizagem, e de discentes que adquirem novas habilidades para estudarem juntos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43158 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_jtssousa.pdf | 49,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.