Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43084
Tipo: TCC
Título: A criança com síndrome de down: As contribuições da escola regular para o seu desenvolvimento global
Autor(es): Moura, Olga Marques S. Lessa de
Orientador: Verde, Adriana Lima
Palavras-chave: Crianças deficientes mentais - Educação;Inclusão escolar;Down, Síndrome de - Educação
Data do documento: 2011
Citação: MOURA, O. M. S. L. A criança com síndrome de down: As contribuições da escola regular para o seu desenvolvimento global. 2011. 52 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
Resumo: O presente trabalho objetivou investigar qual o papel da escola regular em relação ao desenvolvimento e aprendizagem de uma jovem com síndrome de Down. A realização deste estudo compreendeu a leitura de teóricos psicogenéticos (Piaget, Wallon e Vygotsky), enfocando suas contribuições acerca dos processos de desenvolvimento e aprendizagem, além de outros autores que discutem a Inclusão Escolar e a Síndrome de Down. A investigação foi realizada através de um estudo de caso de uma jovem com síndrome de Down, que freqüenta o primeiro ano do ensino médio em uma escola regular particular. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas com a mãe e a professora da jovem estudada. Os dados revelaram a importância da escola regular para o desenvolvimento e aprendizagem de uma aluna com síndrome de Down. Como principais conclusões, destacam-se a falta de um embasamento maior nas escolas para exercer com qualidade a inclusão escolar e a importância da parceria da família juntamente com a escola para o bom desenvolvimento de pessoas com síndrome de Down.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43084
Aparece nas coleções:PEDAGOGIA - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_tcc_omslmoura.pdf468,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.