Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/43084
Type: | TCC |
Title: | A criança com síndrome de down: As contribuições da escola regular para o seu desenvolvimento global |
Authors: | Moura, Olga Marques S. Lessa de |
Advisor: | Verde, Adriana Lima |
Keywords: | Crianças deficientes mentais - Educação;Inclusão escolar;Down, Síndrome de - Educação |
Issue Date: | 2011 |
Citation: | MOURA, O. M. S. L. A criança com síndrome de down: As contribuições da escola regular para o seu desenvolvimento global. 2011. 52 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho objetivou investigar qual o papel da escola regular em relação ao desenvolvimento e aprendizagem de uma jovem com síndrome de Down. A realização deste estudo compreendeu a leitura de teóricos psicogenéticos (Piaget, Wallon e Vygotsky), enfocando suas contribuições acerca dos processos de desenvolvimento e aprendizagem, além de outros autores que discutem a Inclusão Escolar e a Síndrome de Down. A investigação foi realizada através de um estudo de caso de uma jovem com síndrome de Down, que freqüenta o primeiro ano do ensino médio em uma escola regular particular. A coleta de dados foi realizada através de entrevistas com a mãe e a professora da jovem estudada. Os dados revelaram a importância da escola regular para o desenvolvimento e aprendizagem de uma aluna com síndrome de Down. Como principais conclusões, destacam-se a falta de um embasamento maior nas escolas para exercer com qualidade a inclusão escolar e a importância da parceria da família juntamente com a escola para o bom desenvolvimento de pessoas com síndrome de Down. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43084 |
Appears in Collections: | PEDAGOGIA - TCC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2011_tcc_omslmoura.pdf | 468,3 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.