Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42677
Tipo: Resumo
Título: Fan page da biblioteca-laboratório do Curso de Biblioteconomia como canal de informação
Autor(es): Mendes, Luciana Marçal
Silva, Thays Pereira da
Farias, Maria Giovanna Guedes
Palavras-chave: Biblioteca-serviços;Biblioteca-Laboratório;FanPage-Biblioteca
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: MENDES, Luciana Marçal; SILVA, Thays Pereira da; FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Fan page da biblioteca-laboratório do curso de biblioteconomia como canal de informação. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9).
Resumo: Trata-se de relato de experiência da criação de uma fanpage na rede social Facebook para a biblioteca-laboratório do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), resultado de uma atividade da disciplina de Serviços de Informação. O objetivo é possibilitar mais um canal de contato com os usuários (alunos de Biblioteconomia), visando promover visibilidade a biblioteca, além de apresentar os serviços ofertados, quais sejam: disponibilização de visitas guiadas para a familiarização dos alunos com o curso e com os principais teóricos da área, criação de oficinas referentes as temáticas técnicas do curso, a disponibilização do espaço para a realização de palestras, sendo que todas as atividades serão desenvolvidas por alunos do curso sob a supervisão de um professor. A justificativa para criação deste canal de comunicação com os usuários, se deu pensando-se na demanda informacional que o bibliotecário lida enquanto profissional mediador da informação, por isso se faz necessária que a correta disseminação dos serviços por ele prestados chegue a sociedade de forma rápida e precisa. Esta rede social foi escolhida pela popularidade entre os discentes do curso, os quais já utilizam grupos para interação com professores e disciplinas. Percebe-se a fanpage como uma ferramenta de estratégia para conhecer os anseios trazidos pelos usuários. O resultado desta experiência surge com a divulgação dos serviços e eventos da biblioteca, e espera-se que as informações coletadas sirvam para impulsionar o crescimento acadêmico dos alunos, e auxiliar os professores no tocante às orientações a serem repassadas ao corpo discente. Conclui-se que esta atividade desenvolvida durante a disciplina Serviços de Informação, promoveu uma oportunidade para as criadoras da fanpage, colocarem em prática a teoria absolvida durante a disciplina, bem como para exercitarem as competências profissionais ainda enquanto discentes, preparando-as para o mercado de trabalho.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42677
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_lmmendes.pdf49,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.