Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42384
Tipo: Resumo
Título: Implementação de seminários para melhor aproveitamento na disciplina de bioquímica I
Autor(es): Bessa, Claudiane Carvalho
Ribeiro, Gabriella Bruno
Carvalho, Cristina Paiva da Silveira
Freitas, Cleverson Diniz Teixeira de
Freitas, Ana Lucia Ponte
Palavras-chave: Aplicação;Bioquímica;Seminários
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: BESSA, Claudiane Carvalho et al. Implementação de seminários para melhor aproveitamento na disciplina de bioquímica I. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Monitoria de Projetos da Graduação, 6).
Resumo: Os índices de reprovação encontrados trazem impactos negativos para os estudantes e para os cursos de graduação, uma vez que levam ao aumento no tempo de formação, desmotivação e, em casos mais graves,a evasão. Diante disso, foi proposto a estudantes de graduação,matriculados na disciplina Bioquímica I-2016 do S-1, do Curso de Bacharelado em Biotecnologia/UFC, a apresentação de seminários como forma de avaliação do último conteúdo programado na ementa. Tal atividade foi proposta como um estímulo para a aprendizagem, já que a turma era composta por estudantes que estavam atrasados no curso devido a reprovações anteriores. O conteúdo abordado nos seminários foi "Enzimas, Cofatores e Vitaminas", com enfoque na Biotecnologia no dia-a-dia e demais aplicações. Os alunos tiveram como base principalmente o livro-texto Princípios de Bioquímica de Lehniguer e artigos científicos. Adicionalmente, foram realizados plantões da monitoria e auxílio nas aulas práticas, juntamente com a professora responsável pela disciplina, para a resolução de problemas inerentes ao conteúdo teórico e prático e suplementar na produção dos seminários. Durante os plantões, contamos com a presença de 50% dos estudantes matriculados. Foram realizados dois seminários com participação efetiva de 100% dos alunos. Todos os esforços, deram bons frutos, pela ausência de reprovações na disciplina. Podemos afirmar que este tipo de avaliação juntamente com o acompanhamento realizado na monitoria, possibilitou uma melhor assimilação do conteúdo de bioquímica, o aumento do índice de rendimento acadêmico, gerando assim uma maior autoconfiança do discente para permanência no curso.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42384
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EMPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_ccbessa.pdf49,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.