Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42286
Title in Portuguese: A formação do revisor no projeto letras solidárias
Author: FalcÃo, Brenda Viana
Sousa, Aryanna Luisa Machado de
Neto, Manoel Andrade
Keywords: Redações
Aprendizagem Cooperativa
Formações
Issue Date: 2016
Citation: FALCÃO, Brenda Viana; SOUSA,Aryanna Luisa Machado de; NETO, Manoel Andrade. A formação do revisor no projeto letras solidárias. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
Abstract in Portuguese: A FORMAÇÃO DO REVISOR NO PROJETO LETRAS SOLIDÁRIAS Aryanna Luisa Machado de Sousa (UFC) Brenda Viana Falcão (UFC) O presente resumo pretende relatar as experiências vivenciadas na Bolsa de Iniciação Acadêmica - BIA, que proporcionou a parceria e participação dos alunos de Letras no Programa de Estímulo à Cooperação nas Escolas Públicas (PRECE) na ação Projeto Letras Solidárias, com atividades iniciadas no mês de março de 2016. O Projeto Letras Solidárias consiste na correção virtual de redações estilo ENEM, produzidas por alunos da EEEP Alan Pinho Tabosa, localizada em Pentecoste. O projeto também se estende a outras escolas da região, de forma que não seja priorizado apenas a nota, proporcionando o detalhamento e pontuação de cada competência exigida pelo exame, observações e estímulo à escrita. Os revisores bolsistas além de corrigir as redações, participam de encontros presenciais semanais, nos quais são realizadas as formações referentes às competências e à correção de redações em conjunto, com o objetivo de alinhar a compreensão das exigências do exame e padronizar as correções. Utilizando-se da metodologia da Aprendizagem Cooperativa, na qual os bolsistas trabalham em pequenos grupos e se ajudam mutuamente, discutimos as problemáticas e questões que surgem nas experiências de correção facilitando a compreensão do conteúdo. Dessa forma, as formações motivam os bolsistas a cumprirem as metas propostas, além de proporcionar integração e pensamento crítico acerca do que é estudado. Concluímos, então, que as formações baseadas na aprendizagem-cooperativa é uma peça chave para o desenvolvimento dos bolsistas e compreensão das competências do Enem, estimulando a liderança e participação. Palavras-chaves: Redações; Aprendizagem Cooperativa; Formações.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42286
metadata.dc.type: Outros
Appears in Collections:EAC - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_bvfalcão.pdf49,75 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.