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Tipo: Resumo
Título: As dificuldades enfrentadas por quem trabalha durante o dia e estuda a noite no Curso de Educação Física na Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Silva, Erika Santos da
Araújo, Elzinete Barbosa de
Cortonesi, Leandro Masuda
Palavras-chave: Dificuldades;Trabalhar de dia;Estudar de noite
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: SILVA, Erika Santos da; ARAÚJO, Elzinete Barbosa de; CORTONESI, Leandro Masuda. As dificuldades enfrentadas por quem trabalha durante o dia e estuda a noite no Curso de Educação Física na Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9)
Resumo: O tema escolhido partiu do interesse de investigar alguns pontos que podem dificultar a formação do aluno de Educação Física do turno noturno, da Universidade Federal do Ceará – UFC, tratando especialmente dos discentes que trabalham durante o dia e estudam à noite. Esse trabalho tem como objetivo apresentar as dificuldades e também como muitos alunos do curso noturno da Educação Física da UFC superam as mesmas para conseguir concluir a graduação em tempo hábil. Através de rodas de conversas, debates, relatos e trocas de experiências, conseguimos visualizar os problemas mais frequentes no dia-a-dia desses alunos e também em situações mais pontuais. Esses referidos estudantes têm dificuldades para chegar no horário, participar de eventos promovidos pela Universidade, desenvolver pesquisas, e apresentar trabalhos, entre outros. Como consequência decorrente desses problemas, os quatro anos estimados para a conclusão do curso, e previstos pela Proposta pedagógica do curso- PPC, normalmente não são suficientes para o grupo analisado, em virtude de atividades que precisam ser realizadas durante o dia, como o estágio supervisionado obrigatório do curso de licenciatura, que é impossível de ser realizado pela falta de escolas que ofereçam os níveis de ensino: Infantil e Fundamental I à noite. Além disso, muitas disciplinas optativas e atividades complementares são ofertadas no diurno, que tornam inviável a participação desses estudantes. Para concluir, percebemos a necessidade de rever pontos na grade curricular que poderiam ser adequados para quem trabalha e estuda, com o intuito de possibilitar a conclusão do curso no período estimado sem perder a qualidade na formação desses profissionais.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42229
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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