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Tipo: Dissertação
Título: O papel da propaganda impressa para o desenvolvimento da compreensão leitora de textos multimodais no 9º ano do ensino fundamental
Autor(es): Sousa, Daniele Firmino Monteiro
Orientador: Ribeiro, Pollyanne Bicalho
Palavras-chave: Compreensão leitora;Gêneros discursivos;Multimodalidade
Data do documento: 2019
Citação: SOUSA, Daniele Firmino Monteiro. O papel da propaganda impressa para o desenvolvimento da compreensão leitora de textos multimodais no 9º ano do ensino fundamental. 2019. 161f. - Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-graduação Profissional em Letras, Mestrado Profissional em Letras, Fortaleza, 2019.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da compreensão leitora de alunos do 9º ano de uma escola pública de Itapipoca por meio de textos constituídos de linguagem verbal e não verbal, através do estudo do gênero propaganda impressa. A partir de proposta de intervenção para o ensino de leitura busca-se aperfeiçoar as práticas de compreensão leitora dos alunos bem como investigar o modo como a leitura de textos imagético-verbais colaboram para o desenvolvimento da competência leitora. Nosso estudo se fundamentou nos pressupostos teóricos de concepção de leitura em Kato (1984), Kleiman (2004, 2013) e Liberato (2007), passando pela conceituação de letramento em Soares (2003), letramento visual em Rocha (2008), refletindo sobre noções de texto em Koch (2012), considerando as concepções basilares dos gêneros discursivos referenciados em Bakhtin (2016), Marcuschi (2011), Bazerman (2005), Maingueneau (2004) retomados por Marcuschi (2002), multimodalidade em Dionísio (2005, 2014) e Vieira (2004) e fazendo abordagem do gênero propaganda como gênero contributivo para o desenvolvimento de habilidades de leitura em Pinho (1990), Melo (2006), Sandmann (2003) e Silva (2015), além dos pressupostos argumentativos em Fiorin (2015). O presente estudo recorreu às orientações dos documentos nacionais que orientam a Educação Básica: PCN e BNCC. Ao final, a partir dos avanços dos alunos, apresentados nos dados da análise, validamos a hipótese de que o trabalho didático com textos constituídos de linguagem verbal e não verbal, como o gênero propaganda impressa, relacionados às vivencias sociais e associados às estratégias de leituras, podem apresentar recursos enunciativos que colaboram com o desenvolvimento da compreensão de textos multimodais. O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001
Abstract: This research aims to contribute to the development of the reading comprehension of students of the 9th year of Itapipoca public school in texts constituted of verbal and nonverbal language through the study of the genre printed advertisement. Based on an intervention proposal for reading teaching, the aim is to improve reading comprehension practices as well as to investigate how the reading of verbal and imagery texts contribute to the development of reading competence. Our study was based on the theoretical assumptions of the conception of reading in Kato (1984), Kleiman (2004, 2013) and Liberato (2007), and the concept of literacy in Soares (2003), visual literacy in Rocha (2008), reflecting on the notions of text in Koch (2012), considering the basic conceptions of the discursive genres referenced in Bakhtin (2016), Marcuschi (2011), Bazerman (2005), Maingueneau), multimodality in Dionísio (2005, 2014) and Vieira (2004) and approaching the propaganda genre as a contributory genre for the development of reading skills in Pinho (1990), Melo (2006), Sandmann (2003) and Silva (2015) ), in addition to the argumentative assumptions in Fiorin (2015). The present study resorted to the guidelines of the national documents that guide Basic Education: PCN and BNCC. In the end, based on the students' advances presented in the analysis data, we validate the hypothesis that the didactic work with texts consisting of verbal and non-verbal language such as the printed propaganda genre, related to social experiences and associated with reading strategies, can to present enunciative resources that contribute to the development of the understanding of multimodal texts. This study was financed in part by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Finance Code 001
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42140
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