Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41991
Title in Portuguese: Reabilitação cognitiva em crianças portadoras de déficits de desenvolvimento decorrentes de paralisia cerebral
Author: Paz, Ilda Valéria de Araújo Paschoal
Keywords: Paralisia Cerebral (PC)
Deficiência
Processo de ensino aprendizagem
Issue Date: 2006
Citation: PAZ, Ilda Valéria de Araújo Paschoal. Reabilitação cognitiva em crianças portadoras de déficits de desenvolvimento decorrentes de paralisia cerebral. 2006. 72f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2006.
Abstract in Portuguese: O presente estudo se propôs a refletir acerca da Paralisia Cerebral (PC) e os déficits cognitivos por ela ocasionados. Os pacientes portadores deste problema apresentam, muitas vezes, deficiências em múltiplas áreas, no entanto este trabalho limitou-se a abordagem das questões relacionadas ao desenvolvimento cognitivo e aprendizagem destes indivíduos. Após esclarecer os fatores causadores da PC e os déficits por ela ocasionados, este trabalho monográfico faz uma reflexão acerca da reabilitação cognitiva, a partir do surgimento desta modalidade de atuação psicopedagógica e os avanços que vem sofrendo ao longo do processo de evolução das neurociências. São apresentadas ainda neste estudo técnicas e estratégias de intervenção em determinadas áreas do desenvolvimento cognitivo, visando contribuir com o processo de readaptação desses sujeitos ao meio em que vivem, reabilitando funções afetadas pela lesão ou mesmo substituindo-as por outras que o sujeito possa desenvolver a partir das áreas preservadas pelo acidente cerebral.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41991
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:EPP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006_tcc_ivappaz.pdf592,91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.