Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41864
Tipo: TCC
Título: Intervenção psicopedagógica no contexto escolar
Autor(es): Feitosa, Waleska Ponte
Orientador: Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
Palavras-chave: Processo ensino aprendizagem;Avaliação da Educação;Psicopedagogia
Data do documento: 2005
Citação: FEITOSA, Waleska Ponte. Intervenção psicopedagógica no contexto escolar. 2005. 42f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
Resumo: Este trabalho aborda de forma ampla o papel da escola na sociedade e a participação da família no processo ensino-aprendizagem como elementos mediadores da formação e conhecimento dos educandos. Discute-se que, na realidade de hoje, as famílias, a escola e o currículo escolar sofreram profundas mudanças em sua estrutura e nas funções sociais e culturais.Isto tornou necessário que o psicopedagogo, como agente nesse processo de ensino-aprendizagem, intervenha na dinâmica das dificuldades de aprendizagem visando a solução dos problemas e tendo como foco a família, a escola e o aluno. Mostra-se que a escola e a família são responsáveis pela formação, educação e construção do saber para que possa acontecer aprendizagem. Entretanto, existe uma crise de paradigmas educacionais. É necessário que o psicopedagogo os conheça para poder intervir e produzir modificações. Conclui-se, que cabe aos psicopedagogos buscarem nas teorias aquilo que sustentará a sua prática no contexto escolar (realidade) através de sua intervenção. Conclui-se que ousar é o novo verbo de ações.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41864
Aparece nas coleções:EPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_tcc_wpfeitosa.pdf266,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.