Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41803
Type: Artigo de Evento
Title: A didática como instrumento fundamental na formação docente
Authors: Silva, Maria do Socorro Sousa e
Keywords: Didática;Formação docente;Formação dos alunos;Ensino
Issue Date: 2014
Publisher: IMPRECE
Citation: SILVA, Maria do Socorro Sousa e. A didática como instrumento fundamental na formação docente. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1380- 1389.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo tem como objetivo investigar e compreender a Didática como elemento fundamental na formação dos alunos da turma do 6º período de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, localizada na cidade de Sobral ao norte do estado do Ceará a 238 quilômetros da capital Fortaleza. Tal turma composta por 25 alunos, em sua maioria residente nas cidades da circunvizinhança da localidade pesquisada, assim foi possível uma pesquisa exploratória com dez alunos os quais já têm experiências na docência e nessa pesquisa serão nomeados por letra alfabética. A pesquisa de cunho qualitativo com método estudo de caso que segundo o Yin, (2010, p. 39) “é uma investigação empírica que investiga um fenômeno contemporâneo em profundidade e em contexto de vida real”. Para coletar os dados utilizaremos a observação participante e a entrevista semiestruturada envolvendo os alunos do curso supracitado. Incluem-se as análises de Freire (1997), Libâneo (1994), Nóvoa (1995), Pimenta (2010), Lima (2001), Franco (2010) entre outros. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41803
ISBN: 978-85-8126-065-5
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_eve_msssilva (2).pdf4,28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.