Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41588
Tipo: TCC
Título: A relação professor-aluno e a prática educativa no ensino superior
Autor(es): Ribeiro, Andréa Barreto
Orientador: Viana, Tania Vicente
Palavras-chave: Docência universitária;Processo ensino-aprendizagem;Relação professor-aluno
Data do documento: 2010
Citação: RIBEIRO, Andréa Barreto. A relação professor-aluno e a prática educativa no ensino superior. 2010. 47f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010.
Resumo: As exigências solicitadas pelo contexto social atual interferem diretamente dentro e fora do ambiente de sala de aula, diante do processo de aprendizagem e construção do conhecimento para os alunos de graduação e consequentemente para os docentes universitários. Como parte integrante desse processo, encontra-se o professor, que tem como função propiciar uma ação mediadora entre o aluno e o conhecimento a ser adquirido, construindo e ampliando espaços que permitam existir diálogos. Entender o que seria a docência universitária e como se constrói a identidade profissional do professor é um dos primeiros passos para conseguir exercer sua função de maneira coerente e eficaz. Através da compreensão dos tipos de relações existentes e possíveis na sala de aula, bem como da análise das estratégias que podem contribuir para o crescimento do aluno e do professor, podese analisar e compreender as dificuldades surgidas de modo a intervir no processo de aprendizagem do aluno e no crescimento profissional do professor objetivandose um ensino de qualidade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41588
Aparece nas coleções:EDES - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_tcc_abribeiro.pdf246,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.