Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41563
Title in Portuguese: A utilização da informática no Processo de Ensino-aprendizagem
Author: Abreu, Maria de Lourdes Barroso de
Advisor(s): Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
Keywords: Informática Educativa
Escola Pública
Parâmetros curriculares
Issue Date: 2012
Citation: ABREU, Maria de Lourdes Barroso de. A utilização da informática no Processo de Ensino-aprendizagem. 2012. 45f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012.
Abstract in Portuguese: Neste trabalho descreve-se a utilização da informática no ensino aprendizagem dos estudantes da escola pública. Nesta perspectiva, o objetivo geral do estudo foi verificar a influência do computador, se este altera as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores na sala de aula. A metodologia para nortear este trabalho constitui-se de uma pesquisa bibliográfica realizada com o objetivo de atingir uma boa base teórica e foram utilizados autores que tratam da informática no ensino aprendizagem, dentre os quais podem ser citados: Cury, Freire e Prado, Litto, Moraes, Oliveira, Papert, Valente, com procedimentos de abordagem qualitativa. Concluiu-se que os educadores precisam se submeter a um processo dos métodos de ensinar e aprender com a intervenção do computador, construindo modelos diferentes daqueles que se conhecem, adequados ás necessidades de utilização da informática no ensino aprendizagem, de modo a conduzir a uma compreensão crítica da realidade e ao desenvolvimento humano, social, cultural e educacional.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41563
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:EDES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_tcc_mlbabreu.pdf461,21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.