Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41160
Tipo: Artigo de Evento
Título: Ecos do passado no presente: educação de adultos do século XX
Autor(es): Damasceno, Ana Daniella
Silva, Kamillo Karol Ribeiro e
Palavras-chave: Educação de adultos;Século XX;Práticas educacionais;Inovações educacionais
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: IMPRECE
Citação: DAMASCENO, Ana Daniella; SILVA, Kamillo Karol Ribeiro e. Ecos do passado no presente: educação de adultos do século XX. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 606-617.
Resumo: Este artigo é uma breve síntese de pesquisa dissertativa desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará sobre as escolas noturnas criadas no período da Primeira República em terras alencarinas. Desenvolvido com o propósito de preencher uma lacuna acadêmica nas pesquisas sobre a história da educação de adultos, a pesquisa permitiu identificar a existência de um projeto para a educação de adultos no Ceará da Primeira República. Através da constatação do funcionamento de cursos noturnos mantidos pelo Estado e também por grupos sociais diversos, percebeu- se que a educação de adultos se inicia bem antes da segunda metade do século XX. Durante a pesquisa, observaram-se iniciativas de escolarização para adultos e a existência de uma discussão sobre o problema do iletramento entre esta parcela da população. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41160
ISBN: 978-85-8126-065-5
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_eve_addamascenokkrsilva.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.