Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41156
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Educação física: do movimento natural à formadora social. |
Autor(es): | Alves, Bruna Oliveira Queiroz, Ana Patrícia Cavalcante de |
Palavras-chave: | Educação Física;Aspectos históricos;Disciplina escolar;Formação integral |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | IMPRECE |
Citação: | ALVES, Bruna Oliveira; QUEIROZ, Ana Patrícia Cavalcante de. Educação física: do movimento natural à formadora social. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 642-652. |
Resumo: | A Educação Física atualmente é uma disciplina de grande importância no ambiente escolar visto que esta associada à parte complementar e indispensável para a formação integral dos educandos (Brasil, 1998). Historicamente falando, o movimento, considerado como uma atividade humana muito importante tem recebido atenção por inúmeros estudiosos desde a mais antiga civilização. Esta atenção ao movimento humano, referência da Educação Física, é contemplada e representada em inúmeras obras bibliográficas e não bibliográficas desde as civilizações mais primárias, favorecendo não somente a formação do aspecto motor, como também em algumas civilizações enfatizada como importante para a construção de um homem íntegro e hígido como explicita Jaeger, (1994) em seu livro Paidéia: a formação do homem grego. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41156 |
ISBN: | 978-85-8126-065-5 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_boalvesapcqueiroz.pdf | 2,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.