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Title in Portuguese: A Percepção dos professores de matemática sobre o uso pedagógico de objetos de aprendizagem na formação inicial e continuada
Title: The Perception of mathematics teachers about the pedagogical use of learning objects in initial and continuous formation
Author: Oliveira, Gisele Pereira
Advisor(s): Pereira, Ana Carolina Costa
Keywords: Objeto de Aprendizagem (OA)
Formação Inicial do Professor - Matemática
Ensino de Matemática
Formação Continuada do Professor - Matemática
Matemática - Formação continuada
Issue Date: 20-Jul-2018
Citation: OLIVEIRA, Gisele Pereira. A Percepção dos professores de matemática sobre o uso pedagógico de objetos de aprendizagem na formação inicial e continuada. 2018. 156 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Abstract in Portuguese: Comumente, a história da tecnologia na educação nos permite verificar um avanço do uso de tecnologias digitais da informação e comunicação no cenário educacional, identificando a oportunidade e necessidade de se realizar discussões no âmbito da formação de professores de Matemática. Um dos recursos educacionais ligados às tecnologias são os Objetos de Aprendizagem (OA), que, se elaborados e produzidos adequadamente, podem proporcionar o ensino e a aprendizagem significativa de conceitos matemáticos. Dessa forma, o objetivo geral é conhecer a percepção de professores de Matemática na formação inicial e continuada sobre o uso metodológico de Objetos de Aprendizagem. Para alcançar esse objetivo, nosso procedimento metodológico consistiu na elaboração de um curso em nível de extensão universitária com a temática do uso pedagógico de OAs como ferramenta didática para o ensino de Matemática. Durante essa formação, elaboramos um produto educacional, no formato de um site, para hospedar os materiais produzidos e utilizados, a fim de contemplar a Engenharia Didática de segunda geração. Essa pesquisa possui um caráter descritivo, pois investigamos a percepção dos professores de Matemática em relação às suas práticas docentes. E, para viabilizar a pesquisa descritiva realizada neste estudo, fizemos uso da metodologia Engenharia Didática de segunda geração, que auxiliou na execução das etapas da pesquisa, que foram quatro: análise preliminar, concepções e análise a priori das situações de engenharia didática, experimentação e análise a posteriori e validação. A análise executada, após a coleta de dados, foi de cunho qualitativo, com o auxílio do método de análise de conteúdos das partes extraídas de textos levantados durante a fase de experimentação, tendo como propósito a categorização das percepções dos professores em formação inicial e continuada, sobre o uso de OAs como ferramentas pedagógicas para o ensino de Matemática, tendo, assim, por fim, a realização da análise a posteriori e validação da pesquisa. Entre os resultados levantados, constatamos que 41% dos professores participantes do curso buscavam conhecer metodologias inovadoras para o ensino de Matemática. E concluímos, mediante os dados, que os professores, em período inicial e continuado, identificam o uso pedagógico de OAs como ferramentas didáticas auxiliadoras e facilitadoras na explanação, representação e experimentação de conceitos matemáticos.
Abstract: Generally, the history of technology in education allows us to verify an advance in the use of digital information and communication technologies in the educational scenario, identifying the opportunity and necessity to hold discussions in the scope of Mathematics teacher training. One of the educational resources related to the technologies is the Objects of Learning (OA), that if elaborated and produced properly can provide the teaching and significant learning of mathematical concepts. Thus, the general objective is to know the perception of Mathematics teachers in the initial and continued training on the methodological use of Learning Objects. In order to reach this objective, our methodological procedure consisted of the elaboration of a university extension course with the theme of the pedagogical use of OAs as a didactic tool for the teaching of Mathematics. During this training we developed an educational product, in the form of a website, to host the materials produced and used, in order to contemplate the Second Generation Teaching Engineering. This research has a descriptive character, as we investigate the teachers' perception of Mathematics in relation to their teaching practices. In order to facilitate the descriptive research carried out in this study, we used the methodology of second generation didactic engineering, which assisted in the execution of the research stages, which were four: preliminary analysis, conceptions and a priori analysis of didactic engineering situations, experimentation and analysis a posteriori and validation. The analysis performed after the data collection was qualitative, with the help of the content analysis method of the extracted parts of texts raised during the experimentation phase, with the purpose of categorizing the teachers' perceptions in initial and continued formation, on the use of OAs as pedagogical tools for the teaching of Mathematics, having, finally, the accomplishment of the a posteriori analysis and validation of the research. Among the results obtained, we collected that 41% of the teachers participating in the course, sought to know innovative methodologies for teaching mathematics. And, through the data, we conclude that teachers in the initial and continuous period identify the pedagogical use of OAs as teaching tools that are helpful and facilitating the explanation, representation and experimentation of mathematical concepts.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40614
metadata.dc.type: Dissertação
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