Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40293
Title in Portuguese: Laboratório de didática e formação em serviço dos professores de biologia: um estudo de caso
Title: Laboratory of didactics and in-service training of biology teachers: a case study
Author: Germano, Francisco Wagner da Costa
Advisor(s): Leite, Raquel Crosara Maia
Keywords: Formação docente em serviço
Escola Estadual de Educação Profissional Francisca Rocha Silva
Professores de Biologia
Issue Date: Jan-2019
Citation: GERMANO, Francisco Wagner da Costa. Laboratório de didática e formação em serviço dos professores de biologia: um estudo de caso. 2019. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019
Abstract in Portuguese: O presente trabalho resulta do esforço para identificar os fatores que influenciam no processo de formação dos professores como instrumento de qualificação didática e pedagógica, tomando como suporte o Laboratório de Didática e Aperfeiçoamento Docente – LDAD, da Escola Estadual de Educação Profissional Francisca Rocha Silva. Esse equipamento visa proporcionar aos professores da escola um ambiente estruturado, didático, pedagógico e tecnicamente propício a sua formação em serviço. A partir disso, o objetivo dessa pesquisa consiste na contribuição que o Laboratório de Didática e Aperfeiçoamento Docente proporciona para a melhoria do ensino dos docentes de Biologia, mediante sua qualificação por meio da formação continuada realizada no referido ambiente. Primeiramente, elaborou-se o estado da questão (EQ) para o qual foi realizado um mapeamento dos trabalhos publicados e as compreensões sobre o tema formação em serviço de professores, identificando títulos e autores que escreveram e que poderiam contribuir para criação de um quadro bibliográfico com artigos, teses, livros e revistas acadêmicas de publicação nacional. Para o EQ o ponto inicial de pesquisa foram as palavras-chave: “Formação professor em serviço”, “Formação do professor” e “Formação continuada de professores”. A pesquisa se estruturou pelo método exploratório, de caráter qualitativo, realizada por meio de entrevista com questões abertas (direcionadas para dois professores de Biologia) como instrumento para compreender a percepção dos professores em relação à contribuição da formação em serviço proporcionada pelo LDAD, mediante a participação destes nas sessões de estudos e pesquisas; métodos e técnicas de ensino; análise reflexiva do ensino e redimensionamento da prática docente. A pesquisa tem como delimitação temporal, os anos letivos de 2016 e 2017, período de inserção do LDAD na EEEP Francisca Rocha Silva, no município de Jaguaruana-CE, unidade de ensino que delimita o espaço ambiental. Ao analisar a contribuição do LDAD, evidenciou-se o quanto é importante e viável a utilização dessa ferramenta pedagógica para o aperfeiçoamento e a qualificação profissional dos professores da disciplina de Biologia da instituição, por meio da formação continuada realizada no referido ambiente. Um dos impactos consiste na melhoria das condições técnicas dos professores para o exercício pleno de suas funções em sala de aula. Por fim, foi possível criar uma plataforma educacional denominada LDAD Virtual, para realização das atividades contidas no projeto didático.
Abstract: The present work is the result of an effort to identify the factors that influence the teacher training process as an educational and pedagogical qualification instrument, taking as a support the Laboratory of Didactics and Teacher Improvement - LDAD, of the State School of Professional Education Francisca Rocha Silva. This equipment aims to provide the schoolteachers with a structured, didactic, pedagogical and technically conducive environment for their in-service training. From this, the objective of this research is to analyze the contribution that the Laboratory of Didactics and Teaching Improvement provides for the improvement of the teaching of Biology teachers, through its qualification through the continuous training carried out in said environment. Firstly, the state of the question (EQ) was elaborated for which a mapping of the published works and the understandings on the theme of teacher services was elaborated, identifying titles and authors who wrote that could contribute to the creation of a bibliographical table with articles, theses, books and academic journals of national publication. For the EQ the starting point for research were the keywords: "teacher training in service", "teacher training" and "continuing teacher training". The research was structured by the exploratory method, of a qualitative nature, performed through an interview with open questions as an instrument to understand the teachers' perception regarding the contribution of the in-service training provided by the LDAD, through their participation in the study and research sessions; teaching methods and techniques; reflective analysis of teaching and re-dimensioning of teaching practice. The research has as a temporal limitation, the academic years of 2016 and 2017, period of insertion of LDAD in the EEPR Francisca Rocha Silva, in the municipality of Jaguaruana-CE, a teaching unit that delimits the environmental space. In analyzing the contribution that the Laboratory showed how important and feasible is the use of this didactic pedagogical tool for the improvement and professional qualification of the professors of the discipline of Biology of the institution, through the continuous training carried out in said environment. One of the impacts is to improve the technical conditions of teachers for the full exercise of their functions in the classroom. Finally, it was possible to create an educational platform called LDAD Virtual, to carry out the activities contained in the didactic project.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40293
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019_pe_fwgermano.pdf2,87 MBAdobe PDFView/Open
2019_dis_fwgermano.pdf961,92 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.