Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40263
Title in Portuguese: A metafunção composicional e a informatividade em questões de compreensão leitora de textos imagéticos do ENEM
Author: Farias, Leonildo Lima de
Advisor(s): Zavam, Aurea Suely
Keywords: Multimodalidade
Informatividade
Compreensão leitora
Issue Date: 2018
Citation: FARIAS, Leonildo Lima de. A metafunção composicional e a informatividade em questões de compreensão leitora de textos imagéticos do ENEM. 2018. 136f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2018.
Abstract in Portuguese: Vivemos em uma sociedade em que as imagens ocupam cada vez mais espaço e isso se reflete nas interações verbais, exigindo um leitor que saiba construir sentidos mesclando diferentes linguagens. Nesse sentido, nossa pesquisa objetiva investigar em que medida a linguagem não verbal em conjunto com a linguagem verbal contribuem para a construção dos sentidos dos textos.No nosso trabalho, tratamos da compreensão leitora na perspectiva de Koch (2011),Solé (1998), Lajolo (2009). A informatividade, como um dos fatores de textualidade, também faz parte desse estudo sob o enfoque de Beaugrande e Dressler (1983), Costa Val (2016) e Fávero (1985).Utilizamos como corpus, questões multimodais que exploram a compreensão leitora das questões do ENEM. A escolha dessa prova se justifica pelo fato de esse exame ser o maior do Brasil e por ser um dos caminhos pelos quais muitos estudantes brasileiros ingressam em uma universidade. Selecionamos a Prova de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, mais especificamente as questões de Língua Portuguesa, pelo fato de ter um maior número de questões, o que permitiu resultados mais satisfatórios. Analisamos um total de 20 questões das edições do ENEM dos anos 2014, 2015, 2016 e 2017.Nossa teoria de base será a Gramática do Design Visual (GDV) de Kress e van Leeuwen ([1996], 2006),para avaliarmos o papel das imagens na construção dos sentidos dos textos, mais especificamente da metafunção composicional nas suas categorias: valores de informação, saliência, estruturação. As análises confirmaram que as imagens presentes nos textos não são meros adornos, elas contribuem sobremaneira para a construção dos sentidos dos textos nas questões de compreensão leitora. Em algumas questões, o imagético foi essencial para a resolução do item, resultando um grau de informatividade. O resultado desse trabalho comprova que é necessário que a leitura seja trabalhada para além do texto verbal. Esperamos que essa dissertação fomente nas escolas, atividades que explorem o potencial informacional das mais diferentes linguagens, num mundo cada vez mais multissemiótico.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40263
Appears in Collections:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_dis_llfarias.pdf3,86 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.