Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39827
Title in Portuguese: Avaliação de alunos com altas habilidades/superdotação: mediação para a aprendizagem e inteligência
Author: Moura, Lucimeire Alves
Viana, Tania Vicente
Keywords: Superdotacao
Aprendizagem
Processo de Ensino-Aprendizagem
Issue Date: 2008
Citation: MOURA, Lucimeire Alves; VIANA, Tania Vicente. Avaliação de alunos com altas habilidades/superdotação: mediação para a aprendizagem e inteligência. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 844-861.
Abstract in Portuguese: Alunos com altas habilidades (superdotação) apresentam necessidades específicas para o êxito de sua aprendizagem. Desse modo, a escola detém um desafio permanente para com eles em função dos conhecimentos referentes às suas necessidades educacionais e características especiais. A permanência de posturas pedagógicas arcaicas, ainda observadas nas escolas, se mostra incompatível com as NEEs desse alunado e com as demandas educacionais do nosso tempo, como: a presença de currículos rígidos; a conduta autoritária do professor, com ênfase na obediência e passividade do aluno; a existência de práticas pedagógicas inibidoras da criatividade, que solicitam apenas a memorização e reprodução do conhecimento (ALENCAR, E. S., 1986; ALENCAR; FLEITH, 2001; GUENTHER, 2000; LANDAU, 2002; MOURA;VIANA, 2007; VIANA, 2003, 2005). [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39827
metadata.dc.type: Artigo de Evento
ISBN: 9788589872423
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008_eve_lamoura.pdf956,08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.