Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39827
Tipo: Artigo de Evento
Título: Avaliação de alunos com altas habilidades/superdotação: mediação para a aprendizagem e inteligência
Autor(es): Moura, Lucimeire Alves
Viana, Tania Vicente
Palavras-chave: Superdotacao;Aprendizagem;Processo de Ensino-Aprendizagem
Data do documento: 2008
Citação: MOURA, Lucimeire Alves; VIANA, Tania Vicente. Avaliação de alunos com altas habilidades/superdotação: mediação para a aprendizagem e inteligência. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 844-861.
Resumo: Alunos com altas habilidades (superdotação) apresentam necessidades específicas para o êxito de sua aprendizagem. Desse modo, a escola detém um desafio permanente para com eles em função dos conhecimentos referentes às suas necessidades educacionais e características especiais. A permanência de posturas pedagógicas arcaicas, ainda observadas nas escolas, se mostra incompatível com as NEEs desse alunado e com as demandas educacionais do nosso tempo, como: a presença de currículos rígidos; a conduta autoritária do professor, com ênfase na obediência e passividade do aluno; a existência de práticas pedagógicas inibidoras da criatividade, que solicitam apenas a memorização e reprodução do conhecimento (ALENCAR, E. S., 1986; ALENCAR; FLEITH, 2001; GUENTHER, 2000; LANDAU, 2002; MOURA;VIANA, 2007; VIANA, 2003, 2005). [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39827
ISBN: 9788589872423
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_eve_lamoura.pdf956,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.