Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39767
Tipo: | Dissertação |
Título: | O estágio na formação inicial do professor de educação infantil no Curso de Pedagogia da Faced/UFC: perspectivas docente e discente |
Autor(es): | Lima, Tathiane Rodrigues |
Orientador: | Cruz, Rosimeire Costa de Andrade |
Palavras-chave: | Formação inicial de professores;Estágio em Educação Infantil;Curso de Pedagogia |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | LIMA, Tathiane Rodrigues. O estágio na formação inicial do professor de educação infantil no Curso de Pedagogia da Faced/UFC: perspectivas docente e discente - UFC. 2018. 151f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2018. |
Resumo: | A presente pesquisa apresentou uma discussão sobre a formação inicial de professores, tomando como foco o componente curricular obrigatório Estágio em Educação Infantil (EEI) do curso de Pedagogia diurno da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC). O objetivo principal foi analisar as contribuições formativas do EEI para a formação docente visando à atuação na primeira etapa da educação básica, a partir das perspectivas de professores, estudantes e egressos do curso de Pedagogia presencial da FACED/UFC. Teve como subsídios teóricos as contribuições de autores que destacam a necessidade da articulação entre teoria e prática na formação inicial de professores, como Formosinho (2009, 2011), Kishimoto (2011), Oliveira-Formosinho (2002, 2011), Ostetto (2011, 2012, 2014), Pimenta et al. (2017) e Pimenta e Lima (2010). Amparada pela abordagem qualitativa, através das características de um estudo de caso, a investigação utilizou como técnicas para a construção de dados a aplicação de questionários e a realização de entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos foram três professoras responsáveis pelo componente curricular EEI, seis estudantes do curso de Pedagogia diurno da FACED/UFC e cinco egressas desse curso que atuam na docência em Educação Infantil (EI). A análise dos dados revelou que a relação teoria e prática é um desafio no que se refere a sua materialização no EEI, uma vez que a maioria dos sujeitos percebeu que no próprio curso de Pedagogia da FACED/UFC há separação entre o “teórico” e o “prático”. Entre as contribuições desse componente curricular para a docência na EI, os sujeitos citaram ser o momento oportuno para desenvolver olhar reflexivo, construir conhecimentos relativos à docência na EI, identificar-se com o trabalho pedagógico na faixa etária de zero a cinco anos, desenvolver uma “visão de criança”, e oportunidade para construir o “saber fazer”. A pesquisa permitiu compreender como a temática do Estágio no âmbito da EI vem sendo tratada dentro da universidade, e possibilitou reflexões sobre uma formação específica para a docência com crianças pequenas. |
Abstract: | The present research presented a discussion about the initial formation of teachers, focusing on the obligatory curricular component Internship in Early Childhood Education (IECE), of the Daytime Pedagogy course of the Faculdade de Educação of the Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC). The main objective was to analyze the formative contributions of IECE for the teacher training aiming to work in the first stage of basic education, based on the perspectives of teachers, students and graduates of the FACED/UFC Pedagogy course. Theoretical contributions were made by authors who highlight the need for articulation between theory and practice in the initial formation of teachers such as Formosinho (2009, 2011), Kishimoto (2011), Oliveira-Formosinho (2002, 2011), Ostetto, 2014), Pimenta et al. (2017) and Pimenta and Lima (2010). Based on the qualitative approach, through the characteristics of a case study, the research used as techniques for data construction the application of questionnaires and the conduction of semi-structured interviews. The subjects were three teachers responsible for the curricular component IECE, six students from the Daytime Pedagogy course at FACED/UFC and five students from this course who teach in Early Childhood Education (CE). The analysis of the data revealed that the relationship between theory and practice is a challenge regarding its materialization in the IECE, since most of the subjects realized that in the course of Pedagogy of the FACED/UFC there is a separation between the “theoretician” and the “practical”. Among the contributions of this curricular component for teaching in the CE, the subjects cited the opportune moment to develop a reflexive look, to build knowledge related to teaching in CE, to identify themselves with pedagogical work in the age group from zero to five years, to develop a “Vision of child”, and opportunity to build the “know-how”. The research allowed to understand how the thematic of the internship in the scope of the CE has been treated within the university and made possible reflections on a specific formation for the teaching with small children. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39767 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_dis_trlima.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.