Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39298
Tipo: TCC
Título: Análise da competitividade das exportações brasileiras de pescado nos Estados Unidos: vantagem comparativas e desempenho do setor
Autor(es): Araújo, Rochele Alves
Orientador: Carvalho, Rosemeiry Melo
Palavras-chave: Pescado - Análise competitiva;Brasil - Exportação de pescado;Engenharia de Pesca
Data do documento: 2007
Citação: ARAÚJO, Rochele Alves. Análise da competitividade das exportações brasileiras de pescado nos Estados Unidos: vantagem comparativas e desempenho do setor. 2007. 47 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Pesca)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
Resumo: O presente estudo tem como principal objetivo analisar a competitividade das exportações brasileiras de pescado no mercado dos Estados Unidos no período 2000 a 2006. Nesse estudo desenvolveu-se análises conceituais e empíricas dos indicadores de competitividade do setor pesqueiro, utilizando-se indicadores de Vantagem Comparativa Revelada (VCR), Taxa de Cobertura (TC) e Desempenho Comercial (DES) visando identificar os produtos que apresentam vantagem comparativa revelada e identificar a qualidade de especialização para classificá-lo de acordo com a sua participação e situação competitiva. Com base nos resultados obtidos concluiu-se que os produtos do setor pesqueiro brasileiro apresentam vantagem comparativa no mercado norte-americano, destacando-se os crustáceos e os peixes (fresco, refrigerado e congelado inteiro) e os filés de peixe, carne de peixe. Todos esses produtos estão em situação competitiva ótima, ou seja, têm vantagem comparativa e aumentaram sua inserção no mercado internacional. Adicionalmente, destacam-se como pontos fortes do setor os Peixes vivos, frescos ou refrigerados, congelado inteiro e Filés de peixe, enquanto os Moluscos representa um ponto fraco.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39298
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE PESCA - Trabalhos Acadêmicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_tcc_raaraujo.pdf43,87 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.