Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39281
Tipo: | Dissertação |
Título: | A gestão das escolas do Ceará: paradoxo entre gestão democrática e o circuito de gestão orientada por resultados |
Autor(es): | França, Aurilene Alves de |
Orientador: | Zientarski, Clarice |
Palavras-chave: | Gestão Democrática;Educação;Circuito de Gestão |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | FRANÇA, Aurilene Alves de. A gestão das escolas do Ceará: paradoxo entre gestão democrática e o circuito de gestão orientada por resultados - UFC. 2018. 93f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2018. |
Resumo: | O trabalho tem como objetivo investigar o paradoxo que se estabelece entre gestão democrática e o circuito de gestão orientada por resultados, tendo como mote o Estado do Ceará. Neste prisma, discute sobre os limites e possibilidades da gestão democrática da escola pública no modo de produção capitalista. Analisa categorias como: administração empresarial, democracia, gestão e gestão democrática. Parte do pressuposto que a gestão democrática se faz um importante e decisivo instrumento na tomada de decisões político-pedagógicas e, portanto, poderia representar um contraponto diante dos modelos que estão postos. Busca, ainda, analisar como a gestão da escola pública está entrelaçada e dependente do modelo administrativo capitalista. Metodologicamente caracteriza-se como uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental fundamentada em autores clássicos e contemporâneos. Os resultados obtidos indicam que o Circuito de Gestão implantado no Ceará longe de atender às prerrogativas de uma gestão democrática atende aos princípios de uma gestão empresarial fundamentada em resultados. |
Resumen: | El trabajo tiene como objetivo investigar la paradoja que se establece entre gestión democrática y el circuito de gestión orientada por resultados, teniendo como mote el Estado de Ceará. En este prisma, discute sobre los límites y posibilidades de la gestión democrática de la escuela pública en el modo de producción capitalista. Analiza categorías como: administración empresarial, democracia, gestión y gestión democrática. Parte del supuesto de que la gestión democrática se hace un importante y decisivo instrumento en la toma de decisiones político-pedagógicas y, por lo tanto, podría representar un contrapunto ante los modelos que están puestos. Se busca, además, analizar cómo la gestión de la escuela pública está entrelazada y dependiente del modelo administrativo capitalista. Metodológicamente se caracteriza como una investigación de naturaleza bibliográfica y documental fundamentada en autores clásicos y contemporáneos. Los resultados obtenidos indican que el Circuito de Gestión implantado en Ceará lejos de atender a las prerrogativas de una gestión democrática atiende a los principios de una gestión empresarial fundamentada en resultados. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39281 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_dis_aafranca.pdf | 883,07 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.