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Tipo: Dissertação
Título: A gestão das escolas do Ceará: paradoxo entre gestão democrática e o circuito de gestão orientada por resultados
Autor(es): França, Aurilene Alves de
Orientador: Zientarski, Clarice
Palavras-chave: Gestão Democrática;Educação;Circuito de Gestão
Data do documento: 2018
Citação: FRANÇA, Aurilene Alves de. A gestão das escolas do Ceará: paradoxo entre gestão democrática e o circuito de gestão orientada por resultados - UFC. 2018. 93f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: O trabalho tem como objetivo investigar o paradoxo que se estabelece entre gestão democrática e o circuito de gestão orientada por resultados, tendo como mote o Estado do Ceará. Neste prisma, discute sobre os limites e possibilidades da gestão democrática da escola pública no modo de produção capitalista. Analisa categorias como: administração empresarial, democracia, gestão e gestão democrática. Parte do pressuposto que a gestão democrática se faz um importante e decisivo instrumento na tomada de decisões político-pedagógicas e, portanto, poderia representar um contraponto diante dos modelos que estão postos. Busca, ainda, analisar como a gestão da escola pública está entrelaçada e dependente do modelo administrativo capitalista. Metodologicamente caracteriza-se como uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental fundamentada em autores clássicos e contemporâneos. Os resultados obtidos indicam que o Circuito de Gestão implantado no Ceará longe de atender às prerrogativas de uma gestão democrática atende aos princípios de uma gestão empresarial fundamentada em resultados.
Resumen: El trabajo tiene como objetivo investigar la paradoja que se establece entre gestión democrática y el circuito de gestión orientada por resultados, teniendo como mote el Estado de Ceará. En este prisma, discute sobre los límites y posibilidades de la gestión democrática de la escuela pública en el modo de producción capitalista. Analiza categorías como: administración empresarial, democracia, gestión y gestión democrática. Parte del supuesto de que la gestión democrática se hace un importante y decisivo instrumento en la toma de decisiones político-pedagógicas y, por lo tanto, podría representar un contrapunto ante los modelos que están puestos. Se busca, además, analizar cómo la gestión de la escuela pública está entrelazada y dependiente del modelo administrativo capitalista. Metodológicamente se caracteriza como una investigación de naturaleza bibliográfica y documental fundamentada en autores clásicos y contemporáneos. Los resultados obtenidos indican que el Circuito de Gestión implantado en Ceará lejos de atender a las prerrogativas de una gestión democrática atiende a los principios de una gestión empresarial fundamentada en resultados.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39281
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