Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39141
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Origem e história do conceito de escolas eficazes |
Autor(es): | Lima, Aline Maria Gomes Carvalho, Wirla Risany Lima |
Palavras-chave: | Discurso político;Educação;Melhora social pela educação |
Data do documento: | 2013 |
Citação: | LIMA, Aline Maria Gomes; CARVALHO, Wirla Risany Lima. Origem e história do conceito de escolas eficazes. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 546-559. |
Resumo: | Os discursos de políticos, empresários da educação e educadores, nos últimos anos, têm trazido a Educação como instrumento capaz de modificar o meio, as pessoas, o oferecimento de condições de melhoria de vida, de desenvolvimento das sociedades, suas ciências, minimizando suas diferenças socioeconômicas e culturais. Portanto, nesse contexto, as políticas públicas educacionais apareceram como fundamentais na consolidação dessas mudanças (LIMA, 2012). Portanto, o objetivo deste artigo é discorrer sobre o percurso histórico da formulação do conceito do que é uma escola eficaz, bem como quais são suas características, para que as políticas públicas educacionais se beneficiem desse conhecimento para repensar seus planejamentos e tomadas de decisão ligadas à busca de qualidade e melhoria das condições do contexto escolar, de todos os seus agentes e beneficiários. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39141 |
ISBN: | 978 85 7915 171 2 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_wrlcarvalho.pdf | 2,14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.