Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38906
Title in Portuguese: O processo de alfabetização de alunos com transtorno mental
Author: Rabelo, Maria Ivonete Nobre
Silva, Mayane Almeida da
Haiashida, Keila Andrade
Keywords: Intervenção
Alfabetização
Transtorno Mental
Issue Date: 2013
Citation: RABELO, Maria Ivonete Nobre; SILVA, Mayane Almeida da; Haiashida, Keila Andrade. O processo de alfabetização de alunos com transtorno mental. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA. PESQUISA NA GRADUAÇÃO: JUSTIÇA SOCIAL, DIVERSIDADES E EMANCIPAÇÃO HUMANA, 5., 26 a 28 jun. 2013, Vitória da Conquista, Bahia. Anais... Vitória da Conquista, Bahia, 2013.
Abstract in Portuguese: O artigo tem como objeto de estudo o “Projeto de Extensão Equilíbrio da Mente” com ênfase no processo de alfabetização de alunos com Transtorno Mental (TM). O projeto é uma parceria entre o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), a Secretaria de Educação do município de Quixadá e a Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC). Dessa forma, objetivou-se realizar uma apresentação do Projeto, descrevendo como se realizou o processo de alfabetização em alunos com TM, no segundo semestre de 2012. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, participante, mediante observações e diagnóstico do nível de evolução da escrita, inspirado por Ferreiro e Teberosky (1986). Os resultados preliminares indicam que os alunos encontravam-se no nível pré-silábico, e que os mesmos ainda não conseguiram passar para o nível silábico. Entretanto, percebemos aprendizagens das vogais, e de algumas letras do alfabeto, embora com ritmos diferentes para cada aluno.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38906
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Appears in Collections:DTPE - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_eve_kahaiashida.pdf61,32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.