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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Contextos que contribuem para o desenvolvimento estético-literário de professores formadores
Autor(es): Paulo, Silvia
Rausch, Rita Buzzi
Palavras-chave: Desenvolvimento estético-literário;Professores formadores;Formação estética de professores;Pedagogia
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: PAULO, Silvia; RAUSCH, Rita Buzzi. Contextos que contribuem para o desenvolvimento estético-literário de professores formadores. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 76, p. 57-73, maio/ago. 2018.
Resumo: A pesquisa buscou compreender os contextos que contribuem para o desenvolvimento estético-literário de professores formadores do Curso de Pedagogia. Caracteriza-se como qualitativa, de campo. Os procedimentos e instrumentos de geração de dados foram os seguintes: análise de currículos Lattes e planos de ensino; entrevista narrativa individual e grupo de interlocução. Apoia-se teoricamente na perspectiva histórico-cultural. Os resultados evidenciaram que os principais contextos de desenvolvimento estético-literário dos professores participantes foram estes: contexto familiar e cultural; da Educação Básica; da formação inicial e continuada; e da docência, principalmente por meio das linguagens artísticas, letramento e ludicidade. Conclui-se ser fundamental que todos os professores formadores desenvolvam e ampliem atitudes de olhar, de ouvir e de sentir, investindo em uma formação para a sensibilidade, formação esta que, certamente, impulsionará uma atuação docente mais crítico-reflexiva.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38483
ISSN: 0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

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