Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38427
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Educação e hegemonia em Antônio Gramsci: apontamentos para a Práxis na educação física escolar
Autor(es): Paes Neto, Gabriel Pereira
Furtado, Renan Santos
Teixeira, Sônia dos Santos
Palavras-chave: Gramsci;Educação;Educação física;Hegemonia;Escola
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: PAES NETO, Gabriel Pereira; FURTADO, Renan Santos; TEIXEIRA, Sônia dos Santos. Educação e hegemonia em Antônio Gramsci: apontamentos para a Práxis na educação física escolar. Revista Educação em Debate, Fortaleza, v. 40, n. 75, p. 104-116, jan./abr. 2018.
Resumo: Trata-se de um ensaio científico no qual analisamos as principais teses sobre educação e hegemonia em Antônio Gramsci e debatemos possibilidades para a práxis pedagógica da educação física a partir da concepção de cultura corporal. Os resultados mostram que as teses do autor nos ajudam a pensar possibilidades de educação e organização política das classes subalternas. A educação física pode ser o tempo e o espaço de vivências corporais formativas, cabendo ao professor, como organizador do meio social educativo, a criação de situações de ensino-aprendizagem que possibilitem o desenvolvimento do pensamento crítico e criativo, envolvendo os alunos ativamente em todas as decisões do grupo. Nessa perspectiva, a educação física proporcionaria um constante estudo da cultura corporal e a formação de sujeitos mais conscientes para a vida em sociedade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38427
ISSN: 0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_gppnetorsfurtado.pdf241,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.