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dc.contributor.authorXavier, Antônio Roberto-
dc.contributor.authorVasconcelos, José Gerardo-
dc.date.accessioned2018-12-21T10:31:35Z-
dc.date.available2018-12-21T10:31:35Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationXAVIER, Antônio Roberto; VASCONCELOS, José Gerardo. Índios kanindés: memória, identidade e educação. In: VASCONCELOS, José Gerardo; XAVIER, Antônio Roberto(Orgs). Pesquisas Pós-doutorais em história e memória da educação. Fortaleza: Imprece, 2018. p.17-36.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-8126-170-6-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38331-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMemória e educaçãopt_BR
dc.subjectIdentidade étnicapt_BR
dc.subjectPovos indígenas - Memóriapt_BR
dc.subjectPovo Kanindé de Aratubapt_BR
dc.subjectIndios Canindé - Memóriapt_BR
dc.titleÍndios kanindés: memória, identidade e educaçãopt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente artigo é resultado parcial do projeto de pesquisa para estágio pós-doutoral apresentado e aprovado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. O estágio pós- -doutoral em alusão é derivado do Edital n. 05/2017, referente ao processo seletivo para bolsistas do Programa Nacional de Pós-Doutorado, de concessão institucional em Programas de Pós-Graduação stricto sensu acadêmicos recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. A pesquisa é de caráter historiográfico regional e faz parte do projeto “Índios Kanindés de Aratuba-Ceará: Cultura, Memória e Educação”. A problemática norteadora do estudo desponta da histórica tentativa de apagar, ofuscar e/ou destruir o legado cultural de nossos ancestrais nativos (indígenas). Essa tem sido, ao longo de nossa história de formação como nação, uma tentativa eurocêntrica e etnocêntrica, cujas consequências refletem-se tragicamente na identificação e reconhecimento de nossos traços étnico-culturais indígenas (MENEZES, 1991-1992).Metodologicamente esta pesquisa segue o método fenomenológico. É do tipo descritivo-exploratório e de abordagem qualitativa de estudo empírico com base em fontes de pesquisa de campo. É de natureza básica estratégica e emprega como procedimento técnico o estudo de caso etnográfico. Para a geração de dados e informações peculiares, analisaram-se, além de fontes secundárias, como livros, artigos de periódicos e documentos oficiais, fontes primárias, como documentos historiográficos, cadernos de campo, observações diretas, entrevistas e registros de fatos, fotografias, vídeos e artefatos, visando compreender as invenções do cotidiano do povo indígena Kanindé do município de Aratuba, Ceará (CE).pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

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