Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/38059
Tipo: Artigo de Evento
Título: Bons resultados no IDEB em dez municípios cearenses: superando metas
Autor(es): Dantas, Larissa Martins
Marinho, Iasmin da Costa
Palavras-chave: Avaliação educacional;Resultados;IDEB
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: V Congresso Internacional em Avaliação Educacional
Citação: DANTAS, Larissa Martins; MARINHO, Iasmin da Costa. Bons resultados no IDEB em dez municípios cearenses: superando metas. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 5., Fortaleza, 4-6 nov. 2010. Anais... Fortaleza: Imprece, 2010. p. 2450-2458.
Resumo: A avaliação educacional sistêmica é tema recorrente nas últimas décadas. Comporta elementos que legitimam a avaliação em nível mais abrangente, indo desde a avaliação de desempenho escolar, adentrando por avaliações institucionais, de programas e auto-avaliações. Mais do que simplesmente avaliar sistemas educacionais vigentes, a avaliação tem a capacidade de descrever a real situação do país quanto ao seu nível de educação, através de dados coletados e amostras realizadas. O presente trabalho aborda o tema proposto sob o prisma do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Ideb surgiu como uma iniciativa para agregar dados relacionados ao fluxo escolar (aprovação, evasão e abandono) e as médias de desempenho em avaliações nacionais (Prova Brasil). A idéia foi unir dois fatores importantes para medição da qualidade educacional brasileira, possibilitando a equiparação entre estados, municípios e até entre escolas. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38059
ISBN: 85 7485 099 3
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_eve_lmdantasicmarinho.pdf219,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.