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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Representações sociais de estudantes na construção da identidade profissional do enfermeiro
Título em inglês: Social representations of students in the construction of the professional identity of nurses
Autor(es): Lima, Rayanne Branco dos Santos
Dias, Maria Socorro de Araújo
Brito, Maria da Conceição Coelho
Silva, Alexandro do Vale
Silva, Lucilane Maria Sales da
Coutinho, Janaína Fonseca Víctor
Palavras-chave: Educação Superior;Papel do Profissional de Enfermagem;Desejabilidade Social;Educação em Enfermagem
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: LIMA, R. B. S. et al. Representações sociais de estudantes na construção da identidade profissional do enfermeiro. Rev Rene, Fortaleza, v. 19, e32468, 2018.
Resumo: Objetivo: analisar as representações sociais de discentes na construção da identidade profissional do enfermeiro. Métodos: estudo qualitativo, com 60 discentes do curso de Enfermagem de uma universidade pública. Coleta mediante instrumentos de cenas de produção estética. Análise dos resultados embasada na Teoria das Representações Sociais. Resultados: emergiram 190 imagens objetivadas. Foram expostas 29 imagens que expressaram caridade, 38 relacionavam-se ao tecnicismo e 22 apresentaram diferentes cenários de atuação do enfermeiro. Essas imagens constituíram três cenas de produção estética. Os discentes do primeiro e quinto semestres trouxeram as representações com maior enfoque na caridade e no tecnicismo, e os do décimo, apresentaram imagens referentes às áreas de atuação profissional. Conclusão: as representações sociais de estudantes de Enfermagem se modificam com o avançar da academia, iniciando-se com representações advindas da sociedade (caritativo e tecnocismo) e firmando-se no fazer profissional do enfermeiro.
Abstract: Objective: to analyze the social representations of students in the construction of the professional identity of nurses. Methods: qualitative study with 60 students from the Nursing course of a public university. Collection was done through instruments of aesthetic production scenes. The results were analyzed based on the Theory of Social Representations. Results: a total of 190 objectified images emerged, of which 29 expressed charity, 38 were related to technicality, and 22 presented different scenarios of performance of nurses. These images constituted three scenes of aesthetic production. Students of the first and fifth semesters brought representations with a greater focus on charity and technicality, and those of the tenth semester presented images related to areas of professional activity. Conclusion: the social representations of Nursing students change with the advance of the academic course, starting with representations from society (charitable and technocratic) and being firmly established in the professional work of nurses.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37488
ISSN: 2175-6783 (On line)
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