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dc.contributor.advisorChaves, Maria Luiza Barbosa-
dc.contributor.authorSwillens, Edite Pontes-
dc.date.accessioned2018-11-16T12:20:16Z-
dc.date.available2018-11-16T12:20:16Z-
dc.date.issued1983-
dc.identifier.citationSWILLENS, Edite Pontes. Estudo sobre os egressos do curso de formação de professores do Instituto de Educação do Ceará. 1983. 130f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação, Fortaleza (CE), 1983.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37359-
dc.descriptionEste documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.pt_BR
dc.description.abstractThis work is a study concerning the absorption into the work market of teachers trained in the Institute of Education of Ceara (IEC). The work market consists of the schools of the city of Fortaleza. The study began by tracing the history of Training Schools in Brazil from their origins to their present day form. Teaching legislation was analyzed taking special cognizance of the last two laws concerning the Foundations and Directives of National Education, viz, Laws nº 4 024/61 and nº 5 692/71. The role of the IEC deserves special mention for being a pioneer in the formation of teachers for this type of teaching, as well as for its present day influence on these. The IEC anually produces aproximately 343 new professional teachers, of which, according to this research project, only 45% are absorbed by the school network; 34% are engaged in other forms of activity, and the remaining 21% are unemployed. A questionaire was circulated among 312 ex-students of the IEC and Directors of Teaching Establishments were also interviewed. The questionaire tried to discover what these ex-students had hoped for prior to their entrance into the IEC as well as after completing the course. An effort was made to analyze the manner in which they saw their formation in relation to their later profissional work. An effort was made to discover also how private schools accepted the formation of these teachers. Analyzing the result, the following conclusions were arrived concerning the former students of the IEC: 1) The total lack of plans to absorb recently trained teachers into the school network, especially at the lower grades. 2) More lucrative work offers have taken teachers away from the profission for which they were trained. 3) The market for teachers is at the moment saturated. 4) Training College is a valid option for those inclined to follow a teaching career. 5) The profissional preparation received in a training college is satisfactory, and improving each year. 6) Private schools are satisfied with teachers trained in the IEC.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino Normalpt_BR
dc.subjectInstituto de Educação do Cearápt_BR
dc.subjectEgressos empregadospt_BR
dc.subjectEgressos desempregadospt_BR
dc.subjectCurso pedagógicopt_BR
dc.titleEstudo sobre os egressos do curso de formação de professores do Instituto de Educação do Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho é uma tentativa de estudo sobre a absorção dos professores formados no Instituto de Educação do Ceará (IEC) pelo mercado de trabalho, constituído pela rede de escolas da cidade de Fortaleza. Inicialmente foi feito um estudo visando contextuar historicamente o ensino normal no Brasil, desde a sua implantação até nossos dias. Discorreu-se sobre a legislação do ensino, no que se refere às disposições sobre esse tipo de ensino, a partir de análises das duas últimas leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as Leis nº 4024/61 e Nº 5692/71. Mereceu especial destaque o papel desempenhado pelo IEC, por seu pioneirismo e atual influência na formação de pessoal para este grau de ensino. O IEC forma anual e regularmente uma media de 343 novos profissionais, sendo que, conforme dados da presente pesquisa apenas 45% são plenamente absorvidos pela rede de escolas; 34% se encontram engajados em outras atividades e 21% desempregados. Foram utilizados como instrumentos de coleta de dados um questionário aplicado a 312 ex-alunas do IEC e entrevistas a Diretores de escolas particulares de 1º grau. Com o primeiro instrumento procurava-se captar as expectativas das professoras antes de entrarem no curso e após sua conclusão, tentando-se ainda analisar sua percepção quanto a sua formação e o que realizaram no campo profissional para o qual foram formados. Com as entrevistas buscava-se conhecer o nível de aceitação do pessoal formado pelo IEC, junto à rede particular de ensino e complementar as informações. Analisando-se os resultados obtidos, chegou-se à conclusão de que a absorção dos egressos do IEC está ligada a fatores tais como: 1. Inexistência de uma política de aproveitamento dos recém-diplomados nos cursos de formação de professores para as séries iniciais. 2. Outras atividades mais lucrativas e a falta de condições de trabalho têm desviado os diplomados do magistério. 3. Saturação do mercado de trabalho. 4. A escolha do curso pedagógico é uma opção consciente para aqueles que desejam seguir o magistério como profissão. 5. O preparo profissional recebido no curso pedagógico é considerado satisfatório, estando o curso melhorando sua qualidade ano a ano. 6. As escolas particulares consideraram satisfatório o desempenho dos formados pelo IEC.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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