Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36935
Tipo: TCC
Título: Caracterização das motivações do consumo colaborativo: uma análise de determinantes para as práticas de consumo na plataforma Airbnb
Autor(es): Paiva, Nícolas Marques Fernandes
Orientador: Coelho, Pedro Felipe da Costa
Palavras-chave: Sustentável;Consumo Colaborativo;Determinantes
Data do documento: 2017
Citação: PAIVA, Nicolas Marques Fernandes. Caracterização das motivações do consumo colaborativo: uma análise de determinantes para as práticas de consumo na plataforma Airbnb. 2017. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza, 2017.
Resumo: A dinâmica de consumo desenfreado pode ser caracterizada como uma prática insustentável, acarretando danos irreparáveis para o meio ambiente, principalmente em relação ao uso indevido de recursos naturais. Uma barreira para o progresso dessa cultura é o desenvolvimento de uma maior consciência ambiental por parte dos indivíduos, provocando alterações no comportamento de consumo por meio de práticas mais sustentáveis. Neste cenário, o Consumo Colaborativo surge com uma alternativa, tendo como premissa que o acesso a um determinado bem é mais relevante do que sua posse. Logo, o presente estudo tem como principal objetivo identificar quais são os principais determinantes do Consumo Colaborativo. Para isso realizou-se uma pesquisa de natureza quantitativa e de campo, junto a uma amostra de usuários da plataforma de compartilhamento de hospedagens Airbnb. Oito determinantes foram selecionados na literatura e explorados no instrumento de coleta de dados, por meio de 25 variáveis. A análise dos resultados foi realizada por dois processos distintos: (1) análise descritiva, onde foi possível identificar os determinantes “Internet”, “Confiança”, “Benefícios Econômicos” e “Qualidade” como aqueles mais relevantes para as práticas desse tipo de consumo; (2) Análise Fatorial Exploratória, que agrupou as variáveis em 3 novos componentes, designando o Fator 2 como o mais relevante para as práticas do Consumo Colaborativo de hospedagens. Palavras-
Abstract: The dynamics of unstoppable consumption can be characterized as an unsustainable practice, causing irreparable damage to the environment, especially related to the misuse of natural resources. A barrier to the progress of this culture is the development of greater environmental awareness by the consumer, causing changes in consumption behavior through more sustainable practices. In this scenario, the Collaborative Consumption arises with an alternative, with the premise that access to a certain good is more relevant than its possession. Therefore, the main objective of this study is to identify which are the main determinants of Collaborative Consumption. To achieve this, a quantitative and a field research, along with a sample of Airbnb (hosting sharing platform) users’ were produced. Eight determinants were selected and through 25 variables were explored in data collection instrument. The results’ investigation were carried out by two distinct processes: (1) Descriptive Analysis, which it was possible to identify "Internet", "Confidence", "Economic Benefits" and "Quality" as the most relevant determinants to this type of consumption; (2) Exploratory Factor Analysis, which grouped the variables, constituent of the determinants, into 3 new components, designating the Factor 2 as the most relevant to the practices of accommodation sharing.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36935
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_nmfpaiva.pdf816,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.