Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36721
Tipo: Dissertação
Título : Fanedição nas aulas de biologia: contribuições para o ensino e para a formação do professor artista-reflexivo
Título en inglés: Fanzine in biology classes: support for the teaching and training of the artist-reflective teacher
Autor : Rodrigues, Jéssyka Melgaço
Tutor: Feitosa, Raphael Alves
Palabras clave : Fanedição;Biologia (Ensino médio);Prática de ensino;Formação de professores;Professor artista-reflexivo
Fecha de publicación : oct-2018
Citación : RODRIGUES, J.M. Fanedição nas aulas de biologia: contribuições para o ensino e para a formação do professor artista-reflexivo. 2018. 156 f. Dissertação (Mestrado em ensino de Ciência e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumen en portugués brasileño: A presente dissertação propõe uma reflexão sobre os temas: “fanzinagem”, “ensino de biologia” e “formação docente”. Objetivou analisar as contribuições da prática faneditora para as aulas de biologia da Educação Básica (EB) e para a formação de professores, no contexto do Pibid. De início, elaborou-se o Estado da Questão (EQ), que contemplou o Portal de Periódicos CAPES e os anais dos Encontros Nacionais da SBEnBio. A construção do EQ mostrou que a publicação neste campo de conhecimento ainda é singela se comparada às possibilidades do contexto educacional brasileiro. No tocante ao polo de ação, realizou-se diversas atividades, as mais significativas foram: a produção supervisionada de zines sobre Educação em Saúde nas aulas de biologia de um espaço escolar em Itapipoca-CE; e, a criação de um blog educacional, cujo objetivo é disponibilizar orientações para o uso pedagógico do fanzine no ensino de biologia. A pesquisa de campo teve como participantes, nomeadamente, sete estudantes de licenciatura em Biologia que atuavam na EEM Joaquim Magalhães, como bolsistas do Pibid. Tratou-se de uma investigação contornada pela abordagem qualitativa, com referencial teórico-metodológico na pesquisa-ação. Enquanto técnicas de coleta dos dados, foram utilizadas: a observação participante, o diário de campo e a entrevista semiestruturada, com o processo de análise dos dados sustentado em Bardin (1977). Os principais resultados alcançados por meio da investigação foram sintetizados a partir de dois aspectos centrais. Em primeiro plano, verificou-se que o fazer zínico conferiu ao ensino de biologia uma roupagem inovadora, lúdica, científica, autoral, artística e dinâmica. Em segundo lugar, constatou-se que o Pibid possibilitou uma aproximação com a metáfora do professor artista-reflexivo, já que se identificou aspectos característicos deste modelo profissional nas práticas escolares, a saber: trabalho colaborativo, interdisciplinaridade, articulação teoria-prática e reflexão sobre a prática. O fazer zínico possibilitou, portanto, o desenvolvimento profissional do professor artista-reflexivo e a implementação de um projeto inovador em ensino-aprendizagem de biologia.
Abstract: The present dissertation proposes a reflection on the themes: "fanzinagem", "teaching of biology" and "teacher training". The objective of this study was to analyze the contributions of the fanfiction practice to the basic education biology classes (EB) and to the teacher training in the context of the Pibid. Initially, the State of the Question (EQ) was elaborated, which included the Portal of CAPES Journals and the annals of SBEnBio National Meetings. The construction of the EQ showed that the publication in this field of knowledge is still simple compared to the possibilities of the Brazilian educational context. With regard to the action pole, several activities were carried out, the most significant being: the supervised production of zines on Health Education in the biology classes of a school space in Itapipoca-CE; and, the creation of an educational blog, whose objective is to provide guidelines for the pedagogical use of fanzine in biology teaching. The field research involved, among other participants, seven undergraduate students in Biology who worked at EEM Joaquim Magalhães, as Pibid fellows. It was an investigation based on the qualitative approach, with a theoretical-methodological reference in action research. Data collection techniques were used: participant observation, the field diary and the semi-structured interview, with the process of data analysis supported by Bardin (1977). The main results achieved through the research were synthesized from two central aspects. In the foreground, it was verified that the zinico making gave the teaching of biology an innovative, playful, scientific, author, artistic and dynamic. Secondly, it was verified that the Pibid allowed an approximation with the artist-reflective teacher's metaphor, since it was identified characteristic features of this professional model in the school practices, namely: collaborative work, interdisciplinarity, articulation theory-practice and reflection on the practice. Zinc-making enabled, therefore, the professional development of the artist-reflective teacher and the implementation of an innovative project in teaching-learning biology.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36721
Aparece en las colecciones: ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_DIS_JMRODRIGUES.pdf2,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2018_PE_JMRODRIGUES.pdf3,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.