Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36691
Tipo: Dissertação
Título: Dos Trilhos pra cá: a poética didática de Bertolt Bercht na escola, processos de construção social do aluno
Autor(es): Oliveira, Marcos Evangelista de Sousa
Orientador: Vásquez, Héctor Andrés Briones
Palavras-chave: Teatro didático;Escola;Construção Social;Didactic theater;School;Social construction
Data do documento: 2018
Citação: Oliveira, Marcos Evangelista de Sousa. Dos Trilhos pra cá: a poética didática de Bertolt Bercht na escola, processos de construção social do aluno. 2018. 86f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação Profissional em Artes, Fortaleza, 2018.
Resumo: Dos trilhos pra cá: a poética didática de Bertolt Brecht na escola, processos de construção social do aluno versa sobre uma pesquisa com estudantes da escola EMEF Presidente Tancredo Neves, pertencente à rede municipal de Maracanaú, Ceará, tendo a Arte, mais especificamente a linguagem teatral como ferramenta impulsionadora desse processo de construção. O recorte para o desenvolvimento do plano de ação propõe a prática de abordagens, metodologias e tendências em sala de aula e na comunidade escolar, onde processos de observações cotidianas, conversação, as reflexões e a escrita tornam-se campo de análise. A pesquisa foi realizada com um grupo de estudantes das turmas de 9º anos da escola supracitada localizada no bairro Conjunto Novo Maracanaú, tendo como dispositivo a poética didática de Bertolt Brecht, com recorte nos fragmentos da Peça didática de Baden Baden sobre o acordo; e o pensamento político do filósofo Jacques Rancière a partir de suas abordagens teóricas a respeito da condição do aluno, numa interseção estratégica que discute a relação entre a arte, educação e sociedade. A etnometodologia foi utilizada enquanto metodologia, e esteve pautada no conceito de indicialidade, e voltada para a construção de discursos, resultante da interação dos atores sociais em questão.
Abstract: These side of The tracks:the didactic poetry of Bertolt Brecht in the school, processes of social construction of the student, it's a research with school students EMEF Presidente Tancredo Neves, belonging to the municipal network of Maracanaú, Ceará, with Arte, more specifically, theatrical language as a driving force for this construction process. The clipping to the development of the action plan proposes the practice of approaches, methodologies and trends in the Classroom and in the School Community, where processes of daily observations, conversation, reflections and writing become a field of analysis. The research will be carried out with a group of students from the 8th and 9th grade classes of the aforementioned school located in the neighborhood Novo Maracanaú, with the teaching device of Bertolt Brecht as a device, with a cut in the fragments of the Baden Baden Teaching Paper on the agreement; and the political thinking of the philosopher Jacques Rancière from his theoretical approaches to the condition of the student, in a strategic intersection that discusses the relationship between art, education and society. Ethnomethodology will be used as a methodology, and will be based on the concept of indiciality, and focused on the construction of discourses, resulting from the interaction of the social actors in question.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36691
Aparece nas coleções:PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_dis_medsoliveira.pdf2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.