Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/3660
Tipo: | Dissertação |
Título: | Explorando o uso do computador na formação de professores de ciências e matemática à luz da aprendizagem significativa e colaborativa |
Título em inglês: | Exploring the use of computers in teacher of mathematics and science in the light of the significant and collaborative learning |
Autor(es): | Machado, Adriano Silveira |
Orientador: | Lima, Isaias Batista |
Coorientador: | Gomes, Maria das Graças |
Palavras-chave: | Química;Educação - Processamento de Dados;Formação de professores |
Data do documento: | 2012 |
Citação: | MACHADO, Adriano Silveira.Explorando o uso do computador na formação de professores de ciências e matemática à luz da aprendizagem significativa e colaborativa. 2012. 194 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012. |
Resumo: | O computador e as novas tecnologias de informação e comunicação, no século XXI têm representado um marco referencial na atual sociedade do conhecimento em que dados e informações, acessados via Web, potencialmente podem gerar novos saberes científicos. Necessita-se então articular pedagogicamente as TDIC à sala de aula integrando-as ao currículo, objetivando uma (re)visão sobre o fazer ciências da(na) escola. Tomando como aporte teórico a aprendizagem significativa e aprendizagem colaborativa procurando ampliar as estratégias de aprendizagem, fez-se uso da teoria construcionista de Valente, no intuito de refletir sobre a apreensão dos saberes com o emprego do computador enquanto ferramenta de facilitação da aprendizagem. Desta forma iniciou-se esta investigação ensejando a (re)construção colaborativa da educação científico-matemática na educação básica tendo como base a colaboração e o emprego das TDIC para se conceber esta dissertação. O campo de análise da pesquisa foi a disciplina de Ensino de Ciências e Matemática, ofertada no ano de 2010 para os alunos do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática. A abordagem metodológica empregada na pesquisa foi analise textual qualitativa. Esta análise consistiu na investigação de dados que prioriza a apreciação de relatos escritos, procura elaborar novos sentidos e entendimentos mais amplos sobre os problemas analisados. A analise textual qualitativa baseou-se (três) aspectos distintos: o processo de unitarização ou desmontagem dos textos estudados, o processo de categorização ou estabelecimento de relações entre as informações identificadas e a comunicação. As ferramentas de apoio empregadas para a pesquisa-ação foram vinte e nove fóruns e a ferramenta perfil dentro do AVA TELEDUC procurando compreender imbricações entre os relatos-textualizados produzidos em fóruns, a fim de verificar os aspectos subjacentes relacionados à construção de saberes e a aprendizagem colaborativa. As opiniões, ressignificações e relatos experimentais cujos conteúdos foram assimilados constituíram-se em um corpus de análise a fim de verificar o processo de aprendizagem e as relações envolvidas no processo de cooperação entre professores, enquanto circunstâncias promotoras de mudanças conceituais e atitudinais nos professores-alunos em processo de formação strictu sensu. |
Abstract: | The computer and information technologies and communication in the twenty-first century have represented a benchmark, the current knowledge society in which data and information accessed via the Web, can potentially generate new scientific knowledge. Need is then articulate the pedagogical TDIC to the classroom by integrating them into the curriculum, aiming at (re) vision about doing science (in) school. Taking as significant theoretical learning and collaborative learning seeking to broaden the learning strategies, was made use of the constructivist theory of Valens, in order to reflect on the apprehension of knowledge with the use of the computer as a tool for facilitating learning. Thus began this research entailing the (re) building collaborative scientific and mathematical education in basic education based on collaboration and employment of TDIC to develop this thesis. The field of analysis of the research was the discipline of Mathematics and Science Teaching, offered in 2010 for students of the Professional Masters in Teaching Science and Mathematics. The methodological approach employed in the research was qualitative textual analysis. This analysis consisted of the investigation data that prioritizes assessment of written reports, seeks to elaborate new meanings and understandings about the broader problems analyzed. The textual analysis was based on qualitative (three) distinct aspects: the process of unitarization or disassembly of the texts studied, the process of categorization or establishment of relations between the identified information and communication. Support tools were employed to pesquisação twenty-nine forums and tool profile within the AVA TELEDUC trying to understand the interplay between-transcribed reports produced in forums, to verify the underlying aspects related to the construction of knowledge and learning telecolaborativa. The opinions, reinterpretation and experimental reports whose contents were assimilated constituted a corpus analysis to verify the learning process and the relationships involved in the process of cooperation between teachers, while the circumstances that promote conceptual and attitudinal changes in teachers Pupils in the process of strictu sensu education. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3660 |
Aparece nas coleções: | ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_dis_asmachado.pdf | 2,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.