Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/36515
Tipo: | Dissertação |
Título: | Tecnologia digital e dispositivos móveis como facilitadores do ensino-aprendizagem de ondulatória no ensino médio |
Autor(es): | Santos, Reginaldo Almeida dos |
Orientador: | Coelho, Afrânio de Araújo |
Palavras-chave: | Ensino de Física;Tecnologia e educação;Sites educacionais;Dispositivos móveis |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | SANTOS, R. A. Tecnologia digital e dispositivos móveis como facilitadores do ensino-aprendizagem de ondulatória no ensino médio. 2018. 116 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. |
Resumo: | Essa dissertação consiste no relato de experiência da aplicação de uma metodologia para o uso didático-pedagógico da tecnologia digital e dispositivos móveis no ensino de ondulatória no Ensino Médio (EM). Notou-se, ainda que tardio, ser oportuno usar esses equipamentos, como recurso didático-pedagógico, para auxiliar na administração do ensino, uso racional das tecnologias digitais, na economia de recursos impressos, desenvolver os letramentos científico e digital. Os adolescentes já dispunham dos equipamentos. Ofereceu-se internet e eles puderam usar os dispositivos em sala de aula. A produção inicia-se com a divulgação da nova metodologia, segue com a preparação do material audiovisual e uso efetivo dos dispositivos móveis nas sessões. O atendimento online faz parte da metodologia que culmina na avaliação de estudo da escola. Foram feitas adaptações para garantir o rigor metodológico na pesquisa. O produto educacional é um site elaborado ao longo das práticas e utilizado como ferramenta educacional pelos discentes. Poderá servir de parâmetro para educadores que desejem conhecer essa metodologia baseada na utilização da tecnologia digital. Focado nas variáveis em estudo, os dados foram coletados e registrados automaticamente em planilhas no Google Forms. A análise primária dos dados gerou medidas de tendência que remetem à conclusão de que o uso desses dispositivos em sala de aula, e fora dela, no contexto atual, facilitam a aprendizagem dos discentes no estudo de ondulatória no EM. Além disso, tornam a sala de aula mais atraente e educam para uma cultura digital. O atendimento online reaproxima o docente dos discentes rompendo a dimensão do tempo e do espaço, ratifica o papel da escola na sociedade contemporânea e sua relação com a comunidade. |
Abstract: | This dissertation consists of the experience report of the application of a methodology for the didactic-pedagogical use of digital technology and mobile devices in the teaching of ondulatory in secondary education. It was noted, however late, that it would be opportune to use such equipment as a didactic-pedagogical resource to assist in teaching administration, rational use of digital technologies, economics of printed resources, and scientific and digital literacy development. The teens already had the equipment. They offered the internet and were able to use the devices in the classroom. The production begins with the dissemination of the new methodology, followed by the preparation of audiovisual material and effective use of mobile devices in the sessions. Online attendance is part of the methodology that culminates in the study evaluation of the school. Adaptations were made to ensure methodological rigor in the research. The educational product is a site developed throughout the practices and used as an educational tool by the students. It can serve as a parameter for educators who wish to know this methodology based on the use of digital technology. Focused on the variables under study, the data was collected and automatically recorded in spreadsheets in Google Forms. The primary analysis of the data generated trends that point to the conclusion that the use of these devices in the classroom, and outside it, in the current context, facilitates the learning of students in the study of wave in MS. In addition, they make the classroom more attractive and educate for a digital culture. The online service re-approximates the teacher of the students breaking the dimension of time and space, ratifies the role of the school in contemporary society and its relationship with the community. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36515 |
Aparece nas coleções: | MNPEF - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_dis_rasantos.pdf | 16,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.