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Tipo: Dissertação
Título: A avaliação como instrumento de melhoria da qualidade da alfabetização: uma análise da experiência do programa alfabetização na idade certa (PAIC)
Título em inglês: Evaluation as an instrument for improving the quality of literacy: an analysis of the experience of literacy program at the right age (PAIC).
Autor(es): Alves, Marly dos Santos
Orientador: Marques, Cláudio de Albuquerque
Palavras-chave: Alfabetização;Avaliação;Competências;Práticas Pedagógica;Programa Alfabetização na Idade Certa;Literacy program;Skills;Pedagogical Practice;Literacy Program in the Middle One;Programa Alfabetização na Idade Certa - Avaliação - Ocara(CE) - 2006 - 2009;Alfabetização - Política governamental - Ocara(CE) - 2006 - 2009;Aprendizagem - Avaliação - Ocara(CE) - 2006 - 2009;Prática de Ensino;Professores alfabetizadores - Formação - Ocara(CE) - 2006 - 2009;Professores alfabetizadores - Ocara(CE) - Atitudes - 2006 - 2009
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: http://www.teses.ufc.br
Citação: ALVES, Marly dos Santos. A avaliação como instrumento de melhoria da qualidade da alfabetização: uma análise da experiência do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). 2010. 74f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010.
Resumo: Esta pesquisa objetivou, de modo geral, verificar como as ações desenvolvidas pelo eixo de avaliação do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) têm contribuído para a melhoria da qualidade da educação nos anos iniciais do ensino fundamental. Especificamente intencionou-se analisar como se deu o processo de implantação do PAIC nas escolas municipais; identificar o nível de conhecimento que os professores tinham sobre a concepção de avaliação promovida pelo PAIC; levantar junto aos professores qual a formação recebida para atuar junto ao programa; verificar como os professores utilizam o material didático em sala de aula; identificar as mudanças na prática do professor alfabetizador proporcionada pela divulgação os resultados da avaliação por aluno; e buscar informações quanto ao acompanhamento da Secretaria de Educação nas ações desenvolvidas nas escolas junto ao PAIC. A alfabetização é uma etapa da escolaridade na qual as crianças precisam adquirir as competências básicas de leitura e escrita. De acordo com os resultados do Estado do Ceará nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação e Cultura, os alunos matriculados nos anos iniciais do ensino fundamental apresentavam um estado crítico e muito crítico na leitura e na escrita. Assim, criou-se o Programa Alfabetização na Idade Certa, cuja meta é alfabetizar todas as crianças até 7 anos de idade, trazendo para as escolas uma nova metodologia de ensino e avaliação, buscando assim, auxiliar a prática do professor alfabetizador, e elevar a qualidade da educação no Estado. Nesse sentido, após 3 anos de implantação do programa, procedeu-se uma investigação de natureza qualitativa, com uma amostra composta de dez professores de um município, cujos alunos participam do PAIC desde a sua implantação no Estado, e que apresentaram mudanças significativas nesses 3 anos. Foi utilizado como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada. Ademais, foram consultados trabalhos na área de alfabetização e avaliação, os Parâmetros Curriculares Nacionais e documentos referentes ao Programa Alfabetização na Idade Certa e ao Programa de Formação Continuada de Professores dos anos/séries iniciais do ensino fundamental. A análise dos dados revelou uma significativa mudança na prática avaliativa do professor e no desempenho apresentado pelos alunos na avaliação realizada pelo PAIC, demonstrando que este programa veio para melhorar a qualidade da educação nos anos iniciais do ensino fundamental.
Abstract: This research was, in general, see how the actions taken by the axis of evaluation of the Literacy in the Middle One (PAIC) have contributed to improving the quality of education in the early years of elementary school. Specifically intended to look as it did the process of the PAIC in public schools, to identify the level of knowledge that teachers had on the design of assessment promoted by PAIC; raise with which the teachers received training to work with the program; see how teachers use the teaching materials in the classroom, identifying the changes in the practice of literacy teachers provided by the disclosure of the evaluation results by student, seeking information about monitoring the Education Department in the activities developed in schools with the PAIC. Literacy is a stage of schooling in which children need to acquire the basic skills of reading and writing. According to the data with the results of the state of Ceara in the evaluations conducted by the Ministry of Education and Culture, students enrolled in the early years of elementary school had a critical and very critical reading and writing. Thus was created the Literacy Program at Age One, whose goal is to alphabetize all children by age 7, bringing the schools a new teaching methodology and assessment, by thus facilitate the task of teacher literacy and raise the quality education in the state. Accordingly, after 3 years of program implementation, carried out a qualitative research with a sample of ten teachers from a city whose students participate in PAIC since its implementation in the state and with significant changes in these three years . Were used as research tools: a semistructured interview and a bibliographic authors in the field of literacy assessment, the National Curriculum Guidelines, the Literacy Program at Age One and Continuing Training Program for Teachers of years / grades of elementary school. Data analysis revealed a significant change in the teacher evaluation practices and performance of the students that the evaluation by the program, demonstrating that the PAIC came to improve the quality of education in the early years of elementary school.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3642
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