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Tipo: Dissertação
Título: Aplicacão de jogos no ensino de Física Moderna e Contemporânea: uma alternativa didática potencializando o aprendizado no ensino médio
Autor(es): Araújo, Carlos Eduardo de Farias
Orientador: Almeida, Carlos Alberto Santos de
Palavras-chave: Ensino de Física;Física moderna;Jogos no ensino de Física
Data do documento: 2018
Citação: ARAÚJO, C. E. F. Aplicacão de jogos no ensino de Física Moderna e Contemporânea: uma alternativa didática potencializando o aprendizado no ensino médio. 2018. 116 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) - Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: Nesta dissertação, foi pensado um método de ensino de Física Moderna diferente do padrão utilizado no Brasil. Após constatar que muitos alunos acham tal área de conhecimento tediosa, idealizou-se um modelo de jogo de tabuleiro que tem como função buscar alternativas para explicar o mundo quantizado, auxilia na memorização de alguns termos e, acima de tudo, traz analogias e situações semelhantes durante a aplicação visando otimizar o aprendizado em questão. O produto educacional, Quantopoly, foi o resultado deste trabalho: divertido, envolvente e educativo. Esta é uma possível solução, dentre várias, de trazer o gosto pelos estudos aos jovens e estudantes de ensino médio. O trabalho contém todos os passos para aplicação e resultados da aplicação expondo as vantagens obtidas e as dificuldades encontradas durante o processo. Além de tudo, o jogo trabalha várias habilidades cognitivas, econômicas, sociais, educacionais e outras. O trabalho foi fundamentado na teoria de aprendizagem baseada em jogos discutida por Wallon, Huizinga e Chateau, apresentado na forma de uma sequência de ensino aplicada aos alunos de ensino médio do colégio Farias Brito, Fortaleza-CE.
Abstract: In this dissertation, a method of teaching different modern physics was devised of the standart used in Brazil. After noting that many students find such a tedious area of knowledge, we devised a game model of how to find alternatives to explain the world helps to memorize certain terms and, above all, analogies and similar situations during the application in order to optimize the learning in question. The educational product, Quantopoly, was the result of this work: fun, engaging and educational. This is a possible solution, among many, of bringing the taste for studies to young people and students of average education. This work in all steps to apply and results of the application by exposing the advantages obtained and the difficulties encountered during the process. In addition, the game works with various skills like cognitive, economic, social, educational and other. This work was based on the theory of learning based on games discussed by Wallon, Huizinga and Chateau, presented in the form of a teaching sequence applied to middle school students Farias Brito, Fortaleza-CE.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36254
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