Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36048
Title in Portuguese: Iniciação científica no nono ano do ensino fundamental
Author: Lima, José Jovenor Alves
Advisor(s): Oliveira, Ronaldo Glauber Maia de
Keywords: Física – estudo e ensino
Iniciação científica
Física – livro didático
Física – ensino fundamental
Issue Date: 2015
Citation: LIMA, J. J. A. Iniciação científica no nono ano do ensino fundamental. 2015. 94 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Beberibe, 2015.
Abstract in Portuguese: Neste trabalho, pretendemos expor a importância da iniciação científica no ensino aprendizagem dos alunos do nono ano da Escola Municipal Desembargador Pedro de Queiroz de Ensino Fundamental. Fazer referência ao ensino de física como base preparatória para o desenvolvimento intelectual do aluno nas áreas de ciências. Apresenta uma abordagem sobre conteúdos de física nos livros didáticos de ciência. Defende a implantação de uma cultura de iniciação científica em física na escola como referência para o ensino aprendizagem. A pesquisa bibliográfica é a base principal do estudo no decorrer da elaboração desse trabalho. Fazemos referência à importância da pesquisa científica como patrimônio cultural do aprendiz. As pesquisas foram realizadas na internet e em livros direcionadas para apresentar a ciência como alternativa de realização do ensino aprendizagem. Enfatiza um estudo de caso aplicando-se aos alunos um pré e pós-teste sobre eletricidade. Aborda professores de ciências da escola através de questionário sobre física nos conteúdos de ciências. Compara os livros didático de ciências do ensino fundamental II adotados na escola com outros não adotados. Questiona a escolha de livros com valor didático em física visando a aula expositiva de Física referente a conteúdo ministrado em sala de aula. A etapa seguinte foi realizada um pós-teste envolvendo o mesmo assunto, porém com aula expositiva com abordagem preliminar do conteúdo do livro didático. Neste trabalho de pesquisa, considerou-se a opinião de alunos e professores através de questionário para buscar compreensão sobre o ensino de física na escola e perspectiva de abordagem sobre iniciação científica no ensino fundamental II.
Abstract: In this work, we intend to expose the importance of scientific research in the teaching and learning of students in the ninth year of the Municipal School of Basic Education Judge Pedro de Queiroz. Refer to physical education as a preparatory basis for the intellectual development of students in science. It presents a discussion of physics content in textbooks of science. Supports the introduction of a scientific research culture in physics at school as a reference for teaching learning. The literature is the study's principal base during the preparation of this work. Reference It is the importance of scientific research as cultural heritage of the learner. The research has been done on the internet and in books directed to present science as teaching learning performing alternative. Highlights a case study applying students a pre- and post-test on electricity. Addresses teachers in school science through physical questionnaire about the science content. Compare the textbook of elementary school science II adopted at school with other not adopted. Questions the choice of books with didactic value in physics aimed at lecture in physics related to the content taught in the classroom. The next step was carried out a post-test involving the same subject, but with more detailed lecture with preliminary approach to textbook content. In this research work we considered the opinion of students and teachers through a questionnaire to seek understanding of the physics education at school and addressing perspective on scientific research in basic education II.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/36048
metadata.dc.type: TCC
Appears in Collections:FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_tcc_jjalima.pdf1,99 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.