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Title in Portuguese: Uma experiência de educação comunitária no contexto da política social do Estado
Author: Albuquerque, Maria Lucimar Miranda de
Advisor(s): Damasceno, Maria Nobre
Co-advisor(s): Machado, Antonio Carlos
Keywords: Parque São Miguel
Favelização
Economia industrial urbana
Projeto Rondon
Issue Date: 1988
Citation: Albuquerque, M. L. M.; Damasceno, M. N.; Machado, A. C. (1988)
Abstract in Portuguese: Estudo referente a uma pesquisa sobre Educação Popular, onde se investigam os efeitos de uma prática educativa, de tendência participativa, agenciada pelo Projeto Rondon, visando a formação do saber como instrumento de organização comunitária. O referencial teórico é de inspiração dialética. Usa o conceito operacional de Educação Popular, valorizando a produção e reelaboração do conhecimento pelas camadas populares. Metodologia utilizada: um estudo de caso, tomando-se como universo da pesquisa, a Comunidade do Parque São Miguel, onde a prática em questão se desenvolve há três anos. Foi escolhida uma amostra populacional, que se estudou através de método de pesquisa participante, centrada nas técnicas de entrevistas semi-estruturadas, observação, questionamento, conjugados à participação em eventos da comunidade e visitas domiciliares. Deste trabalho, consta um estudo sobre o Projeto Rondon e as circunstâncias do aparecimento do seu programa de Ação Comunitária, sobre as condições de vida e trabalho da população da Comunidade do Parque São Miguel, analisando-se as dimensões pedagógica e política da prática educativa que aí se realiza. O estudo chega às seguintes conclusões: 1º) Reconhecimento da Educação Popular como instrumento de resgate e sedimentação do poder político dos dominados. 2º) A possibilidade comprovada de que intelectuais e profissionais da super-estrutura se vinculem organicamente às classes populares, negando-se a tese do monolitismo do Estado. 3º) A prática educativa estudada se distancia do modelo desenvolvimentista em vigor se contrapondo à concepção de Educação e participação defendida pela Instituição, favorecendo a produção de um saber a ser apropriado pela comunidade, como meio de afirmação dos interesses de sua classe. 4º) A confirmação do êxito da relação pedagógica de parceria, em vista dos conhecimentos e habilidades adquiridas no concernente às denúncias de injustiça e exploração, e as lutas para superação de suas necessidades. 5º) A necessidade de se continuar o estudo, pesquisando-se a história da Associação de Moradores, para avaliar em que medida esta contribui para afirmar ou negar os interesses da organização popular.
Description: ALBUQUERQUE, Maria Lucimar Miranda de. Uma experiência de educação comunitária no contexto da política social do Estado. 1988. 191f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação, Fortaleza (CE), 1988.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35761
metadata.dc.type: Dissertação
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