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Tipo: Dissertação
Título: Gestores, servidores e usuários: as representações sociais do Programa CEDEFAM
Autor(es): Souza, Edgley Silva de
Orientador: Sousa, Fernando José Pires de
Palavras-chave: Avaliação;Saúde bucal;Representações;Evaluation;Oral health;Representations
Data do documento: 2018
Citação: SOUZA, Edgley Silva da. Gestores, servidores e usuários: as representações sociais do Programa CEDEFAM. 2018. 197f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: Esta pesquisa trata da avaliação do Programa Cedefam: centro de extensão, ensino e pesquisa e as suas ações de saúde enquanto um direito social, descrito na Constituição de 1988 sob a perspectiva da avaliação em profundidade (RODRIGUES, 2008). Desvela o significado dado pelos gestores, servidores técnico-administrativos e usuários por meios de suas representações sobre as ações ofertadas pela clínica de Saúde Bucal do Cedefam, inserida no programa que se apresenta como uma Ação de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem como objetivo avaliar as representações sociais dos sujeitos envolvidos com a política de saúde bucal desenvolvida pelo programa, em articulação com o direito à saúde e os princípios que norteiam a Política de Saúde Bucal brasileira. A base analítica fundante deste estudo é a teoria das representações, que segundo Moscovici (1981) é um conjunto de conceitos, afirmações e explicações originadas no cotidiano, no decurso de comunicações individuais. A metodologia desse estudo é de natureza qualitativa, que de acordo com Rey (2011) tem como aspecto a produção de conhecimento estar centrada na dimensão da singularidade do estudado. Este fenômeno foi avaliado por meio de pesquisa bibliográfica, observação participante, diário de campo e entrevista semiestruturada. Dos significados desvelados, pode-se citar que os gestores se posicionaram a partir de um conhecimento que vão desde o planejamento, implantação e execução do programa, bem como se referem como partícipes em alguns estágios de estruturação física e assistencial do programa. Verificou-se que os mesmos compreendem o seu papel dentro da unidade de saúde, ao executar a garantia da saúde como um direito social constitucional. Acreditam que as ações promovem a melhoria da qualidade de vida da população. Os gestores e servidores técnico-administrativos reconhecem o papel da Clínica de Saúde Bucal como uma unidade de extensão da UFC e como tal, compreendem para quem destina-se as suas ações. Foram enfáticos em afirmar que garantem o direito à saúde dos usuários, demonstrando que estes são viabilizados por meio do acesso, da atenção humanizada e da equidade. Ressaltam que o controle de placa bacteriana é a grande contribuição do Cedefam para a qualidade de vida das pessoas e que estão muito satisfeitos ao desenvolverem suas ações na clínica de saúde bucal do Cedefam. Identificou-se através das falas dos três sujeitos que existem vínculos entre os agentes operadores da política (gestores e servidores) e os usuários. Os usuários em sua maioria reconhecem a clínica com um lugar de solução de suas necessidades de saúde e que utilizam outras ações ofertadas pelo programa. Os mesmos ainda afirmam que, seus familiares também são acolhidos e atendidos. Por isso colocam a necessidade que o programa ter de continuar e ampliar as suas ações. Pode-se inferir que, embora alguns usuários não tenham demonstrado entender que destino a clínica poderia ter a partir do congelamento nos investimentos da saúde, o que eles colocam, como solução de suas necessidades relativas à saúde bucal, é a manutenção e ampliação das ações. Verificamos também a ausência da participação da comunidade no planejamento das ações. O respeito ao ser humano precede ao reconhecimento de seus direitos, por isso pensar em as ações destinadas à comunidade sem o prévio contato com ela, pode levar ao insucesso de qualquer programa pela ineficiência. Diante do exposto, verificou-se por meios das representações sociais dos sujeitos envolvidos com as ações de saúde ofertadas pelo Cedefam, que a Política de Saúde bucal executada responde às demandas dos usuários entrevistados por esta pesquisa, embora tenha ficado explícito nas falas deles que, torna-se imprescindível o fortalecimento e a ampliação de todas as ações ofertadas pela clínica, de modo a alcançar toda a comunidade.
Abstract: This research deals with the evaluation of the Cedefam Program: extension, teaching and research center and its health actions as a social right, described in the 1988 Constitution. It reveals the meaning given by the managers, technical-administrative and users by means of their representations on the actions offered by the Oral Health Clinic of Cedefam, inserted in the program that presents itself as an Extension Action of the Federal University of Ceará (UFC). It aims to evaluate the social representations of the actors involved with oral health policy developed by the program, in articulation with the right to health and the principles that guide the Brazilian Oral Health Policy. The analytical basis of this study is the theory of representations, which according to Moscovici (1981) is a set of concepts, affirmations and explanations originated in the everyday, in the course of individual communications. The methodology of this study is qualitative in nature, whose aspect is that the production of knowledge is centered in the dimension of the singularity of the studied, according to Rey (2011). An in-process evaluation was developed, suitable for a thorough understanding of this type of object, the representations. This phenomenon was evaluated through bibliographic research, participant observation, field diary and semi-structured interview. Social representations, models of oral health, extension, right to health, university, equality, integrality, community participation, participative management, ethics, access, reception, bond and professional responsibility. The analysis of the research data was carried out according to the method of analysis of Bardin (2009), which can be applied to the most diverse discourses, serving to unveil what is hidden, by decoding the message. From the meanings unveiled, it can be mentioned that the managers positioned themselves from a knowledge that goes from the planning, implantation and execution of the program, as well as they refer like participants in some stages of physical and assistencial structure of the program. It has been found that they understand their role within the health unit, with health guarantee being unconditioned as a constitutional social right. They believe that actions promote the improvement of the quality of life of the population. The managers and technical-administrative servants recognize the role of the Oral Health Clinic as an extension unit of the UFC and as such, understand for whom they destine their actions. They were emphatic in asserting that they guarantee the users' right to health, demonstrating that these are made feasible through access, humanized attention and equity. They point out that plaque control is Cedefam's great contribution to people's quality of life and they are very pleased to develop their actions at Cedefam's oral health clinic. Most users recognize the clinic as a place to address their health needs. Most of them use other actions offered by the program. It has been identified through innumerable lines that there are links between the operators of the policy (managers and servers). Users still claim that their families are also welcomed and cared for, so they place the need for the program to continue and expand its actions. It can be inferred that although some users have not demonstrated to understand what destination the clinic could have from the freeze on health investments, what they put as a solution to their oral health needs is the maintenance and expansion of actions. Respect for the human person precedes the recognition of their rights. Thinking about actions aimed at the community without prior contact with them, respect for their needs in the perspective of serving them, would lead to failure due to inefficiency in any program. In view of the above, it was verified by means of the social representations of the subjects involved with the health actions offered by Cedefam, that the oral health policy implemented meets the demands of the users interviewed by this research, although it was explicit in their statements that, it is essential to strengthen and expand all the actions offered by it, in order to reach the whole community
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35711
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