Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/35509
Tipo: | Dissertação |
Título: | Reforma agrária no Ceará: acertos e (des)acertos na relação entre os saberes de assentados e técnicos - O caso Santa Bárbara |
Autor(es): | Costa, Nejme Nogueira |
Orientador: | Souza, José Ribamar Furtado de |
Palavras-chave: | Reforma agrária;Assentados;Técnicos;Saberes |
Data do documento: | 2002 |
Citação: | Costa, N. N.; Souza, J. R. F. (2002) |
Resumo: | O foco central dessa dissertação é um estudo sobre a relação entre os saberes de assentados e técnicos, objetivando analisar como o trabalhador rural assentado, portador de um saber, compreende a sua relação com outros atores que compõem a realidade do assentamento, e portadores de outros saberes diferentes do seu. As análises pautam-se nas experiências dos assentados de Santa Bárbara com os profissionais envolvidos nos programas federais terceirizados de assistência técnica e extensão rural aos assentamentos rurais. Trata-se de uma pesquisa educacional predominantemente qualitativa, realizada através de um estudo de caso, contemplando princípios metodológicos da pesquisa participante, sendo utilizadas como principais técnicas de coleta de dados: entrevistas, observação participante, levantamento e análise de documentos. Para percorrer esse caminho procurei compreender o saber do assentado e o saber técnico; entender a percepção dos assentados sobre seu saber prático e o saber do técnico e; analisar através das falas e práticas dos assentados se existe um reconhecimento sobre a contribuição do saber técnico para o assentamento. A compreensão da relação entre esses saberes, iniciou-se pela descrição do cenário onde está situado o objeto da pesquisa e da metodologia utilizada na sua abordagem. Num segundo momento, são identificados os sujeitos da pesquisa e como se dá a relação entre seus saberes. Por fim, traz uma reflexão sobre o poder de intervenção dos assentados nos programas de assistência técnica e suas proposições para melhoria dos trabalhos dos profissionais nos assentamentos. A pesquisa discute a relação entre os saberes na perspectiva do confronto e construção de novos saberes. No entanto, aponta os limites na constituição de um trabalho baseado numa metodologia participativa, por parte de técnicos e assentados. Na visão dos assentados, os motivos pelos quais nem todas as decisões acordadas em reuniões e em outros espaços de intervenção profissional efetivam-se na prática, como é o caso das decisões tomadas nos planejamentos, envolvem dois eixos básicos: a relação dos assentados com técnicos e a relação dos assentados entre si. Afinal, se esses saberes em relação pretendem colaborar na construção da reforma agrária preconizada pelos movimentos sociais, estes exigem que seja com vistas a libertação. O estudo indica que o fundamental é entender que ela poderá ser alcançada através da modificação das relações entre técnicos e assentados, nunca de um ou outro, mas de um com o outro. |
Abstract: | The central focus in this work is to study about relattion between the land settlement and technicals, to analyse how rural worker settlement that have knowledge, that comprehend his relation with others. These analyses have experiences fron Santa Bárbara ofland settlement with professionals involved in the "terceirizados" federal programs technical assistance and rural extension. It refers and educational research qualitative and predominant that were realized across a case study, regarding methodoogics ways in this research that in this case was utilized how principal technicals: interviews, observation, surveyand documents for analyse. To go through this way I will look for to comprehend the tecnicals and land settlement knowledge; to understand the perception of the land settlement about your practice and technical knowledge; and across your conversation and practice, because I' d like to know if had a know if had a knowlegment about the contribution of the scenery where is situated the object in the research and the methodololgy was utilized in his total abordage. In the second plan, they are identified the subjects ofthe research and how it gives his knowledge. Finaliy, it gives us a reflection in the technical assistance programs and propositions to improve the professional's works in the "assentamentos". The research argues the relation between knowledge in perspective of confrontation and construction of knowledge news. So, prove limited in constitution of work basead in wants a participative methodology, between technicals and land settlements. Land settlements said that agree decisions in meeting and others spaces ofprofessional intervention are make in practice like decisions decided in the projections that have tow basics ways: land settlements relation wilk technicals and between them. At last, the agrarian reform can be approved by social movements and made to look the libertation. We understand that it will be better to build by tecchnicals and land settlements. |
Descrição: | COSTA, Nejme Nogueira. "Reforma agrária" no Ceará: acertos e (des)acertos na relação entre os saberes de assentados e técnicos - O caso Santa Bárbara. 2002. 138f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2002. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/35509 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2002_dis_nncosta.pdf | 86,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.