Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34983
Tipo: Dissertação
Título: A prática pedagógica do professor do atendimento educacional especializado do município de Caucaia-CE: uma análise sobre o uso do software luz do saber na sala de recurso multifuncional
Autor(es): Rodrigues, Maria do Socorro Moraes Soares
Orientador: Gomes, Adriana Leite Limaverde
Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado;Alfabetização;Software Luz do Saber;Deficiência Intelectual
Data do documento: 2018
Citação: RODRIGUES, Maria do Socorro Moraes Soares. A prática pedagógica do professor do atendimento educacional especializado do município de Caucaia-CE: uma análise sobre o uso do software luz do saber na sala de recurso multifuncional - UFC. 2018. 230f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: A presente pesquisa fundamenta-se na teoria sociointeracionista e objetiva analisar a prática pedagógica do professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) junto ao estudante com deficiência intelectual (DI) matriculado na sala de Recurso Multifuncional do município de Caucaia, Ceará. Objetiva-se também verificar de que modo o uso do software Luz do Saber, como recurso e estratégia de mediação, pode contribuir para o processo de aquisição do sistema alfabético de escrita por estudantes com DI. Na pesquisa, adotou-se uma abordagem de natureza qualitativa e organizou-se nas seguintes etapas: 1. Diagnóstico do campo: a) aplicação inicial das atividades de avaliação do nível psicogenético da língua escrita de estudantes com DI; b) observação da prática do professor do AEE junto ao estudante com DI; 2. Desenvolvimento do estudo: a) aplicação da entrevista semiestruturada com os professores sujeitos da pesquisa; b) planejamento colaborativo de dez sessões de intervenção do professor do AEE por meio do uso do software Luz do Saber; c) observação da prática do professor do AEE no desenvolvimento de dez sessões de intervenção por meio do uso do software Luz do Saber planejadas em colaboração com a pesquisadora; d) aplicação final das atividades de avaliação do nível psicogenético da língua escrita de estudantes com DI. Participaram da pesquisa três professoras que atuam no AEE em escolas públicas do município de Caucaia-CE e suas respectivas alunas com DI, que se encontravam em processo de alfabetização. A análise dos dados foi realizada com base em três categorias: o desenvolvimento da prática do professor no AEE junto ao aluno com DI; os desafios enfrentados pelo professor do AEE no atendimento ao aluno com DI; o uso do software Luz do Saber como recurso tecnológico para evolução conceitual da língua escrita do aluno com DI. Verificou-se que a prática do professor do AEE junto ao estudante com DI se pauta em uma prática tradicional que desconsidera suas potencialidades e necessidades para acessibilidade ao conhecimento. Reflete-se que é desafiador o trabalho do professor especialista junto ao aluno com DI, porém, investimentos na formação acadêmico-profissional e o envolvimento dos agentes educacionais poderão favorecer possíveis avanços nesse processo. Constatou-se que o planejamento colaborativo organizado em sessões de intervenção para o uso do software Luz do Saber permitiu que os professores do AEE refletissem sobre os princípios de mediação que podem contribuir para o processo de aquisição do sistema alfabético de escrita por alunos que apresentam DI. Conclui-se que, no desenvolvimento das sessões pelas professoras do AEE, elas passaram a utilizar diferentes formas de mediação que favoreceram a evolução do nível conceitual da escrita de suas alunas. Infere-se que o software Luz do Saber, como um recurso computacional, em conjunto com as ações mediadoras das professoras do AEE, pode contribuir para o desenvolvimento da língua escrita de sujeitos com DI. O software se constitui como um ambiente lúdico, desafiador e estimulador para alunos em processo de alfabetização. Aponta-se a relevância do profissional especialista em perceber as especificidades do aluno com DI, para que, assim, possa estabelecer ações que promovam relações significativas de ensino, com base em um planejamento adequado às necessidades desse aluno.
Abstract: The present research is based on the socio-interactionist theory and aims to analyze the pedagogical practice of the teacher of the Specialized Educational Assistance (SEA) with the student with intellectual disability (ID) enrolled in the Multifunctional Resource Room (RMR) of the city of Caucaia, Ceará. It is also intended to verify how the use of the “Luz do Saber” software as a resource and mediation strategy can contribute to the process of acquisition of the alphabetic writing system by ID students. The research adopted a qualitative approach and was organized in the following stages: 1. Diagnosis of the field: a) initial application of the activities of evaluation of the psychogenetic level of the written language of ID students, b) observation of the practice of the SEA teacher with the ID student; 2. Development of the study: a) application of the semi-structured interview with the teachers of the research, b) collaborative planning of ten intervention sessions of the SEA teacher through the use of the “Luz do Saber” software, c) SEA teacher’s practice observation by development of ten intervention sessions through the use of the “Luz do Saber” software planned with the researcher; d) final evaluation activities of the psychogenetic level of the written language of ID students. Three teachers working in the SEA, from public schools in the city of Caucaia-CE and three ID students, who were in the literacy process (syllabic level) enrolled in the Multifunctional Resource Rooms participated of the research. Data analysis was carried out based on three categories: The development of the teacher's practice in the SEA with the ID student; The challenges faced by the SEA teacher in assisting the ID student; The use of the “Luz do Saber” software as a technological resource for the conceptual evolution of the ID student's written language. It was verified that the practice of the SEA teacher with the student with DI is based on a traditional practice that disregards their potentialities and needs for accessibility to knowledge. It is considered that the work of the specialist teacher in the student with ID is challenging, but investments in the academic-professional formation and the involvement of the educational agents may help possible advances to this process. It was found that the collaborative planning organized in intervention sessions for the use of the “Luz do Saber” software allowed the SEA teachers to reflect on the principles of mediation that can contribute to the process of acquisition of the alphabetical system of writing by students with DI. It is concluded that, in the development of the sessions by the SEA teachers, they began to use different forms of mediation that aided the evolution of the conceptual level of their students' writing. It is inferred that the “Luz do Saber” software, as a computational resource, together with the mediating actions of the ESA teachers, can contribute to the development of the written language of subjects with ID. The software is a playful, challenging and stimulating environment for students in the literacy process. It is pointed out the relevance of the professional specialist in understanding the specificities of the student with DI so that, in this way, he can establish actions that promote meaningful teaching relationships, based on a planning appropriate for the needs of this student.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34983
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_dis_msmsrodrigues.pdf2,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.