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Tipo: TCC
Título: Acolhimento no curso de odontologia da Universidade Federal do Ceará: desafios e potencialidades
Autor(es): Oliveira Filho, Osias Vieira de
Orientador: Teixeira, Ana Karine Macedo
Palavras-chave: Acolhimento;Odontologia
Data do documento: 28-Jun-2018
Citação: OLIVEIRA FILHO, O. V. Acolhimento no curso de odontologia da Universidade Federal do Ceará: desafios e potencialidades. 2018. 39 f. Monografia (Graduação em Odontologia) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: O acolhimento é uma tecnologia leve que busca a melhoria das relações dos serviços com a comunidade através da gestão da dimensão subjetiva inerente a prática de saúde. Estese concretiza no encontro do usuário com o profissional de saúde, que, através deste processo tecnológico, produz relações de escuta e responsabilização a qual está articulada com a construção do vínculo e do compromissona intervenção de problemas diagnosticados pelo diálogo, visando a produção de saúde. Assim, esta pesquisa tem por objetivo analisar as práticas de acolhimento implantadas no Curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará.O estudo foi de natureza qualitativa. Os dados foram colhidos através de entrevistas semi estruturadas e os participantes foram escolhidos parte por amostragem intencional, e parte de maneira aleatória. Foram entrevistados 21 indivíduos, sendo estes: alunos, professores, servidores técnico-administrativos e usuários. Para o fechamento amostral foi adotada a técnica de saturação teórica e para análise dos dados, seguiu-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram uma melhoria no acesso dos usuários. Entretanto, ainda é preciso avançar na facilitação dos encaminhamentos internos e no cuidado a todos os usuários absorvidos pelo acolhimento, sendo necessárias mudanças estruturais, curriculares e no modelo de gestão.
Abstract: The user embracement is a softtechnology that seeks to improve the relations of services with the community through the management of the subjective dimension inherent in health care practice. This improvement is accomplished in the user's encounter with the health professional, who, through this technological process, produces listening and accountability relationships. These relationships relate to the construction of the bond and commitment in the intervention of problems diagnosedby the dialogue, aiming at the health production. Thus, the aim of this research was to analyze the user embracement practices implanted in the Dentistry Course of the Federal University of Ceará. This study is qualitative in nature. Data were collected through semi-structured interviews and the participants were chosen by both random as well as intentional sampling. Twenty-one individuals were interviewed, including: students, teachers, technical-administrative servers and users. For the sample closure, the theoretical saturation technique was adopted and for data analysis, the content analysis technique was followed. The results demonstrate an improvement in users' access. However, it is still necessary to move forward in facilitating internal referrals and care to all users absorbed by the embracement. Structural, curricular and management model changes are necessary
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34846
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