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Tipo: Dissertação
Título: O processo e o produto editorial de um jornal escolar impresso: investigação acerca do letramento jornalístico de estudantes do ensino fundamental
Autor(es): Dutra, Giselle Bezerra Mesquita
Orientador: Dieb, Messias Holanda
Palavras-chave: Escrita na escola;Gêneros discursivos/textuais;Letramento jornalístico;Jornal escolar
Data do documento: 2018
Citação: DUTRA, Giselle Bezerra Mesquita. O processo e o produto editorial de um jornal escolar impresso: investigação acerca do letramento jornalístico de estudantes do ensino fundamental - UFC. 2018. 196f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: O jornal escolar pode ser utilizado não apenas como instrumento de ensino-aprendizagem da linguagem escrita, mas também como mídia interativa entre os estudantes, proporcionando, assim, um desenvolvimento mais eficaz de seus letramentos. Partindo desse pressuposto, traçamos como objetivo geral, para esta dissertação, investigar as características do letramento jornalístico de estudantes do ensino fundamental que compõem o Clube do Jornal, em uma escola pública municipal de tempo integral na cidade de Fortaleza, a partir do processo de editoração e de divulgação impressa do jornal escolar. Para alcançar o objetivo citado, adotamos os conceitos que Buckingham (2010) traçou para descrever o letramento midiático: produção, língua, representação e audiência. Nesse percurso teórico, utilizamos ainda o estudo sobre gêneros do discurso de Bakhtin (2003), o de letramentos sociais desenvolvido por Street (2014), bem como as ideias de Antunes (2003) sobre o ensino de língua materna na escola e as abordagens de Baltar (2010) e de Bonini (2011) sobre o jornal escolar. Sendo uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, utilizamos como técnicas de construção de dados: observação participante das ações desenvolvidas pelo Clube do Jornal; entrevista semiestruturada com dois membros pertencentes a cargos de gestão do clube; cartas pessoais redigidas pela maioria de seus integrantes e, por fim, coleta de amostras de três edições impressas do jornal escolar, divulgadas em 2017. Como resultados, percebemos que o processo de editoração do jornal não conta com uma efetiva orientação, quanto à perspectiva dos letramentos, por parte dos professores e dos gestores da escola. A tarefa de produzir, então, fica sob a dependência do protagonismo intuitivo dos estudantes e de suas inferências acerca do que eles conhecem a respeito da esfera midiático-jornalística. Desse modo, a produção dos gêneros e a audiência almejada pelos estudantes refletem, juntamente com as representações veiculadas e com os usos que fazem da língua escrita, aspectos de uma prática de linguagem circunscrita predominantemente ao meio escolar, embora esses sujeitos realizem inovações significativas quanto ao processo e ao produto desse suporte. Com isso, podemos concluir que o letramento jornalístico desses estudantes do Clube do Jornal ainda é bastante caracterizado pelos valores da cultura escolar, necessitando ser ampliado em possibilidades discursivas em relação às perspectivas crítica, social e ideológica, considerando os multiletramentos, através de um olhar mais cuidadoso por parte dos agentes pedagógicos da instituição.
Abstract: The school newspaper can be used not only as a teaching-learning instrument of written language, but also as interactive media among students, thus providing a more effective development of their literacy. Based on this assumption, we have as the dissertation general objective to investigate the characteristics of the journalistic literacy of primary school students that compose the Clube do Jornal, in a full-time municipal public school in the city of Fortaleza. We observed the process of the school newspaper production from its publishing to its printed publicity. To achieve this goal, we adopt the concepts that Buckingham (2010) pointed to describe the media literacy: production, language, representation and audience. In this theoretical course, we also use the study on genres of Bakhtin's discourse (2003), the social literacy developed by Street (2014), as well as the ideas of Antunes (2003) on the teaching of mother tongue in school and the approaches of Baltar (2010) and Bonini (2011) on the school newspaper. Being an ethnographic qualitative research, we use as data construction techniques: participant observation of the actions developed by Clube do Jornal, semi-structured interview with two members in the management positions of the club, personal letters written by the majority of its members and, finally, sample collection of three printed editions of the school newspaper, published in 2017. As a result, we noticed that the publishing process of the newspaper does not have an effective orientation, regarding the perspective of the teachers and managers of the school. The task of producing then depends on the intuitive protagonism of the students and their inferences of what they know about the media-journalistic sphere. Thus, the production of the genres and the audience sought by the students reflect, together with the representations conveyed and with the uses they make of the written language, aspects of a language practice predominantly circumscribed to the school environment, although these subjects make significant innovations regarding process and the product of that medium. With this, we can conclude that the journalistic literacy of the Clube do Jornal’s students is still quite characterized by the values of the school culture, and it needs to be expanded in discursive possibilities in relation to the critical, social and ideological perspectives, considering the multiliteracies and through a more careful look from pedagogical agents of the school institutions.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34753
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