Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/34025
Tipo: Dissertação
Título: Contribuições do isd para o ensino de leitura de gêneros literários na sala de aula do 9º ano do ensino fundamental
Autor(es): Amorim, Aline Matos de
Orientador: Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Palavras-chave: Leitura;Letramento literário;Sequência didática;Reading;Literary literacy
Data do documento: 2018
Citação: AMORIM, Aline Matos de. Contribuições do isd para o ensino de leitura de gêneros literários na sala de aula do 9º ano do ensino fundamental. 2018. 289f. - Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: Esta pesquisa tem como foco uma reflexão sobre o ensino de leitura de textos literários em aulas de Língua Portuguesa. Esses estudos são comumente realizados na área da Linguística Aplicada. Eles, muitas vezes, apresentam resultados medidos por meio de avaliações de larga escala, como o Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará – SPAECE, o qual apresenta índices insatisfatórios. Quando se trata de leitura de gêneros literários, a preocupação é ampliada, tendo em vista os elementos que estão implicados no letramento literário. Como parte desse letramento, é direito do aluno ter acesso a esses gêneros e recorrer também a estratégias linguísticas, no intuito de entender, de forma eficaz, o que se lê, alcançando total proficiência nesse processo. Como contribuição aos estudos já realizados, tais como Lajolo (1993), Leffa (1996), Silva (1996) e Amarilha (1996, 1997, 1998), essa pesquisa tem como objetivo primordial ampliar o letramento literário de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, a partir das etapas de uma aula interativa de leitura. Para dar conta desse objetivo, esse estudo oportuniza o trabalho com as capacidades de linguagem, quais sejam as capacidades de ação e as capacidades linguístico-discursivas, no que concerne ao nível enunciativo da análise textual. Como construto metodológico, utilizou-se a pesquisa-ação, uma vez que a investigadora também é professora da turma analisada. Com uma abordagem qualitativa, construíram-se resultados a partir da interação entre os sujeitos, que são histórico e socialmente situados. Essa interação foi consequência do trabalho com sequências didáticas, modelo estabelecido por Joaquim Dolz, Bernard Schneuwly e Michèle Noverraz (2004), adaptado, nesse estudo, ao trabalho com leitura, através dos apontamentos sobre a aula de leitura interativa e comunicativa, de Cicurel (1991), revisitada por de Leurquin (2015), a partir da concepção sociopsicolinguística de leitura, exposta na obra de Braggio (1992). Como fundamentação teórica, esta pesquisa ancora-se na teoria do interacionismo sociodiscursivo de Bronckart (1999). O foco, portanto, é a investigação de como os mecanismos enunciativos estão a favor da compreensão do texto literário.
Abstract: This research focuses on the teaching of literary texts reading in Portuguese Language classes. The studies on classroom reading are commonly carried out in the area of Applied Linguistics. They often present results measured by means of large-scale assessments, such as the Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará – SPAECE, which presents unsatisfactory results. When it comes to reading literary genres, the concern is widened, in view of the elements that are implicated in literary literacy. As part of this literacy, it is the right of the student to have access to these genres and also to use linguistic strategies, in order to effectively understand what is read, achieving total proficiency in this process. As a contribution to the studies already carried out, such as Lajolo (1993), Leffa (1996), Silva (1996), and Amarilha (1996, 1997, 1998), this research has as main objective to improve the literary literacy of students in the 9th grade of Elementary School, through the stages of an interactive reading class. In order to fulfill this objective, this research provides opportunity to work with language skills, which are the action capacities and the linguistic-discursive capacities, as far as the enunciative level of textual analysis is concerned. As methodological construct, action research was used, since the researcher is also a teacher of the class under analysis. With a qualitative approach, results were constructed from the interaction amongst the subjects, who are historically and socially situated. This interaction was a consequence of the work with didactic sequences, a model established by Joaquim Dolz, Bernard Schneuwly, and Michèle Noverraz (2004), adapted in this study to work with reading, through the notes on Cicurel's interactive and communicative reading class (1991), revisited by De Leurquin (2015), through the sociopsicolinguistic conception of reading, exposed in Braggio's work (1992). As to the theoretical foundation, this research is anchored in Bronckart's theory of sociodiscursive interactionism (1999). The focus, therefore, is the investigation of how the enunciative mechanisms are in favor of understanding literary texts.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/34025
Aparece nas coleções:PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_dis_amamorim.pdf4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.