Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33943
Tipo: TCC
Título: A divulgação de notícias falsas nas redes sociais e a incidência da legislação eleitoral
Autor(es): Almeida, Marcus Vinícius Pessoa de
Orientador: Machado, Raquel Cavalcanti Ramos
Palavras-chave: Propaganda eleitoral;Notícias falsas;Redes sociais
Data do documento: 2018
Citação: ALMEIDA, M. V. P. (2018)
Resumo: Impulsionado pelo, aparentemente, recente fenômeno da divulgação de notícias falsas, o presente trabalho monográfico almeja delineá-lo em cotejo com a legislação direcionada à propaganda eleitoral no Brasil, de modo a aferir como tais regras, da forma como são postas, podem incidir para coibí-lo. O estudo foi baseado em ampla pesquisa bibliográfica, valendo-se de notícias, livros, artigos, dissertações de mestrado e teses de doutorado, além da legislação pertinente ao tema. Analisa-se, inicialmente, o que se entende por propaganda eleitoral em seus aspectos gerais, inclusive os princípios que a limitam e a embasam. Em seguida, a divulgação de notícias falsas passa a ser o foco principal de estudo, mormente em relação as suas finalidades, a sua propagação nas redes sociais e ao modo pelo qual pode influenciar o resultado do pleito eleitoral. Por fim, explora-se a legislação acerca da propaganda eleitoral no Brasil, demonstrando como ela pode se refletir na divulgação de notícias falsas.
Abstract: Driven by the seemingly recent phenomenon of the dissemination of false news, this monographic work aims to delineate it tandem to the Brazil’s electoral propaganda, in order to gauge how such rules, in the way they are put, can be used to curb the false news practice. The study was based on extensive bibliographical research, by using news, books, articles, master’s dissertations and doctoral thesis, in addition to the legislation related to the theme. Initially, what is meant by electoral propaganda in its general aspects, including the principles that limit and support it, is analyzed. The dissemination of false news then becomes the main focus of study, especially in relation to its purposes, its propagation in social networks and the way in which it can influence the outcome of the electoral process. Finally, the legislation on electoral propaganda in Brazil is explored, demonstrating how it can be reflected in the dissemination of false news.
Descrição: ALMEIDA, Marcus Vinícius Pessoa de. A divulgação de notícias falsas nas redes sociais e a incidência da legislação eleitoral. 2018. 62 f. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33943
Aparece nas coleções:DIREITO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_mvpalmeida.pdf598,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.