Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/33215
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Espírito olímpico em sala de aula: relato de uma experiência de ensino de Língua Portuguesa
Título em inglês: Olympic spirit in the classroom: a report on a Portuguese class experience
Autor(es): Matte, Marine Laísa
Ernzen, Rosana Beatriz
Palavras-chave: Pedagogia de projetos;Espírito olímpico;OCA;Rio 2016
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Revista Entrepalavras
Citação: Matte, M. L.; Ernzen, R. B. (2017)
Resumo: Este relato é fruto de uma prática de ensino de Língua Portuguesa pautada no conceito de pedagogia de projetos. As aulas foram ministradas em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental e tiveram como temática o espírito olímpico presente nas competições OCA (Olimpíada do Colégio de Aplicação da UFRGS) e Rio 2016. A partir da problematização da temática, realizamos tarefas centradas no objeto texto, abordando recursos linguísticos relevantes para a compreensão dos gêneros trabalhados em sala de aula. Como produto final, propomos uma produção escrita que sistematizou as discussões realizadas ao longo dos doze encontros que constituíram nossa prática docente.
Abstract: This report is a result of a Portuguese teaching experience based on the concept of project-based learning. The classes occurred in a group from the ninth year of elementary school in a public school. The main theme of the project was the olympic spirit in regards to two sport events: OCA (Olimpíada do Colégio de Aplicação da UFRGS) and Rio 2016. Based on the problematization about the theme, we created some tasks which had the text as a core object by covering relevant linguistic resources for the comprehension of genres worked in class. For the final product, we proposed a written production that systematized the discussions made throughout the twelve meetings that were part of our teaching practice.
Descrição: MATTE, Marine Laísa; ERNZEN, Rosana Beatriz. Espírito olímpico em sala de aula: relato de uma experiência de ensino de Língua Portuguesa. Revista Entrepalavras, Fortaleza, v. 7, n. 2, p. 638-656, ago./dez. 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33215
ISSN: 2237-6321 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_art_mlmatterbernzen.pdf510,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.