Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32828
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A construção do olhar antropológico na formação docente |
Autor(es): | Beserra, Bernadete de Lourdes Ramos |
Palavras-chave: | Antropologia da Educação;Fenômeno dar/assistir aula;Aprendizado |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Texto FCC |
Citação: | Beserra, B. L. R. (2016) |
Resumo: | O projeto apresenta experiência desenvolvida na disciplina Antropologia da Educação no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. A partir da utilização de recursos da pesquisa antropológica no ensino da disciplina, entre os quais, a observação participante e escrita de diários de campo, produziu-se a desnaturalização do fenômeno “dar/assistir aula” e, em consequência, constatou-se que a metodologia do estranhamento do familiar possibilita não apenas a constituição de uma forma específica de enxergar e lidar com o “outro”, como também de observar-se e lidar consigo próprio. Alcançou-se, assim, o objetivo tanto do aprendizado dos conteúdos da disciplina, como da reflexividade, habilidade indispensável a toda formação docente, particularmente a do futuro professor da educação básica. |
Descrição: | BESERRA, Bernadete de Lourdes Ramos. A construção do olhar antropológico na formação docente. Texto FCC, São Paulo, v. 50, p. 93-121, nov. 2016. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32828 |
ISBN: | 978-85-60876-10-5 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_blrbeserra.pdf | 242,73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.