Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/32828
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A construção do olhar antropológico na formação docente
Autor(es): Beserra, Bernadete de Lourdes Ramos
Palavras-chave: Antropologia da Educação;Fenômeno dar/assistir aula;Aprendizado
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Texto FCC
Citação: Beserra, B. L. R. (2016)
Resumo: O projeto apresenta experiência desenvolvida na disciplina Antropologia da Educação no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará. A partir da utilização de recursos da pesquisa antropológica no ensino da disciplina, entre os quais, a observação participante e escrita de diários de campo, produziu-se a desnaturalização do fenômeno “dar/assistir aula” e, em consequência, constatou-se que a metodologia do estranhamento do familiar possibilita não apenas a constituição de uma forma específica de enxergar e lidar com o “outro”, como também de observar-se e lidar consigo próprio. Alcançou-se, assim, o objetivo tanto do aprendizado dos conteúdos da disciplina, como da reflexividade, habilidade indispensável a toda formação docente, particularmente a do futuro professor da educação básica.
Descrição: BESERRA, Bernadete de Lourdes Ramos. A construção do olhar antropológico na formação docente. Texto FCC, São Paulo, v. 50, p. 93-121, nov. 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32828
ISBN: 978-85-60876-10-5
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_blrbeserra.pdf242,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.