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dc.contributor.advisorTrompieri Filho, Nicolino-
dc.contributor.authorSilva, Jayro Fonseca da-
dc.date.accessioned2018-06-07T15:13:09Z-
dc.date.available2018-06-07T15:13:09Z-
dc.date.issued1994-
dc.identifier.citationSilva, J. F.; Trompieri Filho, N. (1994)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/32690-
dc.descriptionSILVA, Jayro Fonseca da. Questões metodológicas do ensino do Cálculo Diferencial e Integral I. 1994. 149f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado em Educação, Fortaleza (CE), 1994.pt_BR
dc.description.abstractThe action of methodological factors in the teaching-learning process in Calculus I. This work is about a research whose main objective is to identify the variables related to the teaching methodology which interfere with the students performance of Calculus I, offered by the Mathematics Department to 17 undergraduate courses of the Federal University of Ceara. The purpose was to look for altematives that could reduce difficulties detected in the teachinglearning process of the subject. The data were collected through interviews and questionnaires applied to a sample of 15 teachers who teach the subject regularly, and 25 teachers of 26 subjects belonging to 15 undergraduate courses at UFC that have Calculus I as a required subject, 204 students who had already takem the subject and 139 students who were taking the subject in the first semester of 1992. It was ob erved that the teachers of the subject base their teaching methodology on principIes of an empirical nature, and mathematics on comum sense. They do not value social factors which interfere in the teaching-leaming process, and are sure that the students poor performance is not a consequence of their intelectual leveI. It was also observed that students lack of interest in mathematics is caused by a lack of understanding of the importance of the contents studied in relation to their real life context.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectCálculo diferencialpt_BR
dc.subjectCálculo integralpt_BR
dc.subjectColeta de dadospt_BR
dc.subjectAnálise de dadospt_BR
dc.titleQuestões metodológicas do ensino do Cálculo Diferencial e Integral Ipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho trata de urna pesquisa cujo objetivo principal é identificar as variáveis relacionadas com a metodologia de ensino intervenientes no desempenho dos alunos da disciplina Cálculo Diferencial e Integral I, ofertada pelo Departamento de Matemática a ] 7 cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará - Brasil - UFC. visando a busca de alternativas capazes de minimizar as dificuldades detectadas no processo ensino-aprendizagem da disciplina. Para tanto. foram utilizados para coleta de dados, entrevistas. questionários aplicados a uma amostra composta pelos 15 (quinze) professores que regularmente ministram a disciplina, 25 professores de 26 disciplinas de ]5 cursos de graduação da UFC que têm Cálculo Diferencial e Integral I como pré-requisito, 204 alunos que já haviam cursado e 139 alunos que estavam cursando a disciplina no período letivo 1992.1. Observou-se que o professor da disciplina embasa a metodologia de ensino em princípios epistemológicos de natureza empírica. fundamenta a matemática com base no senso comum, não valoriza os fatores de ordem social que intervêm no processo ensino-aprendizagem, tem clareza que o mau desempenho dos alunos não é resultado direto do nível intelectual dos mesmos, além de que o desinteresse pela matemática, por parte do alunado, provém da ausência da compreensão a respeito da importância dos conteúdos estudados vinculados à sua realidade objetiva.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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