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Title in Portuguese: Marxismo, educação, consciência e luta de classes no sindicato dos gráficos do Ceará
Title: Marximo, Education, Consciousness and Class Struggle in the Union of Graphs of Ceará
Author: Bezerra, Tânia Serra Azul Machado
Advisor(s): Arrais Neto, Enéas de Araújo
Keywords: Marxismo
Educação
Consciência
Luta de Classes
Marximo
Education
Consciousness and Class Struggle
Socialismo e educação
Consciência de classe
Conflito social
Trabalhadores da indústria gráfica - Educação - Fortaleza(CE)
Trabalhadores da indústria gráfica - Fortaleza(CE) - Atividades políticas
Sindicatos - Trabalhadores da Indústria gráfica - Fortaleza(CE)
Sindicato dos Trabalhadores Gráficos no Estado do Ceará
Issue Date: 2011
Publisher: http://www.teses.ufc.br
Citation: BEZERRA, Tânia Serra Azul Machado. Marxismo, educação, consciência e luta de classes no Sindicato dos Gráficos do Ceará. 2011. 188 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2011.
Abstract in Portuguese: No doutorado, objetivamos registrar/analisar a práxis de um grupo de trabalhadores que, no tempo presente, se organiza no Sindicato dos Gráficos do Ceará, experienciando um processo de formação política. Inspirados pelo materialismo histórico-dialético trabalhamos com a interseção de fontes orais (histórias de vidas) e com vertentes escritas diversas (fotografias, jornais, panfletos etc). A problemática investigativa anuncia-se ao passo que, mesmo em tempos de fragmentação da classe trabalhadora e de destituição da luta sindical, os sujeitos desta pesquisa se reúnem interessados em estudar Marx e as transformações político-econômicas contemporâneas. Nesta perspectiva, asseguramos estar diante de um movimento de resistência e luta operária no século XXI. As reflexões/ações do grupo encontram nos princípios marxistas uma possibilidade de superação da crise enfrentada. Os resultados desta tese demonstram que a práxis formativa destes trabalhadores cinge-se à tese de que a formação é parte fundamental do conjunto destas relações sociais, portanto, determinada pelas relações mais amplas, mas constituindo potente instrumento de mudança da realidade social. Em nossas considerações, esta busca por uma educação politizadora, aliada à práxis de luta, contribui para a formação de uma subjetividade revolucionária pautada na consciência de classe.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3258
metadata.dc.type: Tese
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